Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3580
Título: Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens
Autor: Costa, Irene Cortesão
Neves, Ivone
Pequito, Paula
Palavras-chave: Avaliação
Competência
Investigação
Acção
Metodologia de projeto
Qualidade
Jardim de infância
Evaluation
Competence
Action research
Project methodology
Quality
Data: Mar-2014
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
Resumo: O presente texto pretende fazer uma avaliação crítica sobre a experiência da aplicação de um instrumento de avaliação de projetos, instrumento este que contempla um conjunto de indicadores que evidenciam qualitativa e criticamente a qualidade dos projetos realizados no contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a riqueza dos processos e não só dos resultados. Este instrumento e respetivos indicadores foram construídos de forma adaptada à realidade concreta que é a do trabalho no contexto de Jardim de Infância. Este instrumento foi aplicado no contexto de estágios profissionalizantes em educação de infância, pelas equipas pedagógicas dos mesmos (educador cooperante e estagiário finalista). Posteriormente fez-se uma análise de conteúdo das grelhas preenchidas Olhando globalmente para os resultados recolhidos, os critérios a que se recorreu evidenciam que o projeto constitui uma metodologia muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, através do qual se pode atingir um nível de profundidade e riqueza de intervenção diferenciada.
Abstract: This text aims to make a critical assessment on the experience of the application of an project evaluation instrument, a set of indicators that looks qualitatively and critically on the quality of the projects, taking into account the richness of processes and not only the results, adapted to the kindergarten’s context. This instrument was applied by the pedagogical teams, in kindergarten’s contexts of vocational training in childhood education. Later, there was a content analysis of the completed grids Looking globally to the results, they show that the project constitutes a very important methodology for the child’s learning process and development, through which one can achieve a level of depth and richness of differentiated intervention
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3580
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens.pdf486,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.