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Título: Marketing: estratégias de sucesso em tempos de crise económica
Autor: Semedo, Maria João
Orientador: Carvalho, Rui de
Palavras-chave: Marketing
Estratégias de marketing
Crise económica
Empresas
Marketing strategies
Economic crisis
Companies
Data de Defesa: Jan-2014
Resumo: Numa conjuntura de crise financeira e económica em que os mercados internacionais estão gravemente afetados, e se assiste diariamente à falência de empresas por todo o mundo, é crucial desenvolver mecanismos que permitam reverter a tendência. Este estudo tem como objetivo demonstrar que o marketing constitui um instrumento que, quando devidamente implementado poderá auxiliar as empresas a superar a atual conjuntura económica e alcançar uma vantagem competitiva sustentável. Foram analisados estudos realizados sobre a aplicabilidade de determinadas estratégias de marketing em economias em recessão, e identificaram-se as principais estratégias implementadas. Deste modo, o estudo foi fundamentado na revisão da literatura e na análise do caso de duas empresas portuguesas, Jeronimo Martins Distribuição (Pingo Doce) e a Delta Cafés. Procedeu-se à análise da performance das duas empresas, antes e depois da aplicação de novas estratégias de marketing. Ficou claro, que a aplicação de estratégias de marketing inovadoras e proactivas tem impacto direto nos resultados positivos das empresas em estudo, comprovando assim o papel decisivo do marketing no sucesso empresarial. Podem ser várias as estratégias aplicadas, não havendo uma fórmula mágica, o sucesso vai depender da aplicabilidade à realidade de cada empresa.
In a financial and economic crisis environment, where international markets are deeply affected and one witnesses companies’ bankruptcy daily and everywhere, it is crucial to develop the necessary mechanisms to reverse the situation. The main objective of the present study is to demonstrate that, when correctly implemented, marketing is an important tool to help companies overcome the adverse economic environment – Furthermore, it gives a sustainable competitive advantage. Studies about the application of marketing strategies in recessive economies were analysed, and the most effective strategies were identified. In this sense, the present study is based on a literature review, and also on the analysis of two Portuguese companies, Jerónimo Martins Distribuição (Pingo Doce) and Delta Cafés. The performance of both companies, before and after the implementation of new marketing strategies, was analysed. It was clear that the implementation of innovative and proactivs marketing strategies has a direct impact on the companies’ positive results, proving the decisive role of marketing in a company’s success. There is no magic formula for all companies, and diverse strategies can be implemented. However, success will depend on the capacity to choose the strategy that is most suitable to the company’s reality.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3574
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