Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3564
Título: Conservação e manutenção nos pavimentos rodoviários e a sua importância
Autor: Amaral, Sofia de Jesus
Orientador: Martins, Armando do Carmo
Lopes, Sandra Maria Fernandes
Palavras-chave: Conservação
Conservation
Manutenção
Maintenance
Pavimentos
Pavements
Rodovia
Highway
Auscultação de pavimentos
Pavements auscultation
Aderência
Adherence
Acidentes rodoviários
Road accidents
EP
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: AMARAL, Sofia de Jesus - Conservação e manutenção nos pavimentos rodoviários e a sua importância. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: A monitorização e conservação da Rede Rodoviária Nacional é essencial, na medida em que permite controlar a qualidade de serviço desta e simultaneamente adequare gerir, de forma racional, os recursos disponíveis. A fim de proceder a uma gestão adequada da conservação e monitorização da redea seu cargo, a EP-Estradas de Portugal, SA decidiu em 2003 desenvolver um Sistema deGestão de Pavimentos (SGPav), sistema implementado em 2007e que tem permitido a obtenção de resultados positivos, tanto ao nível da eficácia como da racionalização de custos. Sendo uma aplicação relativamente recente, verifica-se contudo que a mesma terá que ser objeto de evolução/otimização, devidamente ajustada ao caso português e envolvendo umconjunto significativo de parâmetros integrados no ambiente rodoviário e de que sedestacam o traçado, volumes e tipologias de tráfego e sinistralidade. No sentido de permitir a evolução/otimização pretendida tanto ao nível do SGPav como de outras aplicações, a EP considerou fundamental o envolvimento de entidades externas, designadamente o LNEC e instituições de ensino, com as quais estabeleceu protocolos. Simultaneamente, a EP procura manter uma ação de apoio e colaboração com instituições de ensino superior de engenharia, permitindo a realização e desenvolvimento de trabalhos de investigação, nomeadamente através do estabelecimento de protocolos. O presente relatório enquadra-se num desses protocolos, estabelecido entre a EP e o ISEL e refere-se ao estágio de 6 meses que foi assegurado à mestranda na área daconservação e monitorização dos pavimentos. Durante o estágio, numa área que assume cada vez mais importância na manutenção da rede rodoviária, pretendeu-se o acompanhamento de todo o processo, envolvendo igualmente todas as etapas necessárias à obtenção de uma base de dados rodoviários, em particular no âmbito da auscultação de pavimentos. A recolha de informação associada aos parâmetros ligados às auscultações dospavimentos constitui assim uma das fases mais importantes do processo, para posteriormente avaliar a qualidade dos mesmos, prever a sua evolução e identificar e programar a implementação de medidas que permitam assegurar a sua funcionalidade num correto e eficaz Sistema de Gestão Rodoviária. Para além das metodologias e atividades práticas relacionadas, designadamente a recolha e posterior tratamento da informação, foi igualmente incluída no presente estágio a análise e respetivas conclusões de um caso prático.
Abstract: Not only the overviewing of the national road network but also the conservation is very essential towards allowing the control of the service’s quality and simultaneity fitting and managing, in a rational manner, all the resources available. In order to conduct a proper management of the conservation and monitoring of the EP - Estradas de Portugal SA’s network, it was decided, by this entity, in 2003 to develop a Pavement Management System, implemented in 2007 and which has enabled positive results, both in terms of effectiveness as the rationalization’s costs. Being a fairly new system, it isrequired to be further developed/optimized, properly adjusted to Portugal and involving a significant number of parameters included in the road environment where it stands out the road’s layout, volumes andtypologies of traffic and the accidents. In order to enable the development / optimization required by both the SGPav and other applications, the EP considered crucial involvement of external entities, namely LNECand educational institutions, with which it has established protocols. This report is part of one of those protocols established between the EP and the ISEL and refers to the 6-month internship that was secured to the master's degree student in the field of pavements conservation and monitoring. Simultaneously, the EP tries to maintain an action of support and collaboration with engineering educational institutions, allowing the realization and development of research, particularly through the establishment of protocols. During the internship, in an area that undertakes more and more importance in the road network’smaintenance, it was intended to monitor the whole process involving also all the necessary steps tothe obtainment of a road database, inparticularly in the context of the pavement auscultation. The collection of information associated with the parameters related to the pavementauscultation is one of the most important phases of the process, to further evaluate the quality of them, predict its evolution and to identify and plan the implementation of measures to ensure its correct functionality in a right and effective management road system. In addition to the methodologies and the related practical activities, namely the collection and subsequent processing of information, it was equally included in the present internship the analysis and the corresponding findings of a case study.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3564
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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