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Título: Avaliação e optimização operacional: estudo do terminal de contentores de Alcântara
Autor: Palma, Sérgio Fernandes da
Orientador: Dias, João Carlos Quaresma
Palavras-chave: Avaliação desempenho
Benchmarking
Simulação
Simulation
Terminal contentores
Container terminals
Optimização
Optimization
DEA
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: PALMA, Sérgio Fernandes da - Avaliação e optimização operacional: estudo do terminal de contentores de Alcântara. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: A Avaliação e Optimização Operacional são aspectos fundamentais no sucesso de qualquer negócio. Nos diversos cenários de complexidade em que as Empresas actuam, a redução de custos operacionais pode concretizar-se numa importante Vantagem Competitiva, quer por redução de tempo e/ou espaço. Neste sentido, o presente trabalho tem como objectivo fazer uma breve revisão ao actual estado de arte, no que diz respeito á avaliação e optimização das unidades de negócio. A estrutura metodológica estudada é então aplicada ao estudo da ampliação do Terminal de Contentores de Alcântara, com vista a optimizar os recursos face á procura de movimentação de carga no Terminal de Contentoresde Alcântara. A estrutura apresentada é composta pelas técnicas de Análise por Envolotória de Dados (DEA) e Simulação Computacional de processos discretos. Esta abordagem introduz o DEA como ferramenta de avaliação transversal da unidade em estudo, diminuindo o carácter empírico utilizado em anteriores estruturas metodológicas de optimização. As conclusões revelam a sua aplicabilidade ao caso de estudo, e apontam para uma melhoria na uniformização dos indicadores de desempenho portuário, para que estes sejam considerados as variáveis de estado nastécnicas propostas. Por outro lado, demonstram que, face ao conjunto de unidades escolhido, existe um sobredimensionamento de algumas das variáveis envolvidas no processo.
Abstract: The Operational Evaluation and Optimization issues are fundamental to the success of any business. The complex scenarios in which the Companies act, reduce operating costs can be realized in a major Competitive Advantage, either by reducing the time and / or space. In this sense, this paper aims to briefly review the current state of the art, in the evaluation and optimization of business units. The methodological structure studied is then applied to the expansion of the Container Terminal in Alcântara, in order to optimize resources driven by demand of cargo handling in the referred Container Terminal. The proposed structure consists in usage of techniques Data Envelopment Analysis (DEA) and Computer Simulation of discrete processes. This approach introduces DEA as a tool for cross-sectional evaluation of the unit under study, reducing the empirical character of methodological frameworks used in previous optimization. The major findings show its applicability to the case study and point to an improvement in the harmonization of port performance indicators, so that they are regarded as state variables in the proposed techniques. On the other hand, shows that over the selected set of units, there is a certain oversizing of variables involved.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica - Ramo Manutenção e Produção
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3563
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