Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3558
Título: Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola
Autor: Campos, Joana
Sebastião, João
Merlini, Sara
Chambino, Mafalda
Palavras-chave: Violência na escola
Intervenção socioeducativa
Avaliação de políticas
School violence
Social and educational intervention
Policy assessment
Data: Mar-2014
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
Resumo: A investigação desenvolvida no âmbito do projeto Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos enquadra-se na avaliação das políticas sociais e educativas, em particular no que diz respeito à segurança escolar em contextos marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. O processo de avaliação centrou-se na análise das estratégias de intervenção socioeducativa relativas ao problema da violência na escola, desenvolvidas em três escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. Partindo do pressuposto que a violência na escola é um fenómeno multideterminado e multifacetado, a pesquisa centrou-se numa abordagem que enquadra as esferas de intervenção/ação das instituições formais e dos agentes sociais enquanto mecanismos que estruturam e regulam as concepções e práticas de violência na escola. A recolha e sistematização de informação centrou-se, por um lado, nas estratégias de intervenção que têm vindo a ser desenvolvidas localmente pelas escolas, e, por outro, nas perspetivas dos diferentes intervenientes, considerando-se os alunos, osprofessores, as direções escolares e representantes das entidades e instituições locais. Metodologicamente, privilegiou-se o cruzamento de métodos de carácter extensivo e intensivo, combinando técnicas como a Observação Direta, a realização de Entrevistas, de Grupos Focais, de Questionários, e ainda, a Análise de Redes e a Análise Documental. Numa fase posterior, os diversos intervenientes participaram na discussão e análise dos resultados previamente recolhidos, e na validação conjunta de uma metodologia de intervenção que define um conjunto de estratégias gerais de combate às situações de violência na escola e nos territórios educativos. Esta metodologia é o principal produto do projeto e resulta de um processo de avaliação dinâmico e participado. A contribuição que se apresenta no VI Encontro do CIED ocupa-se dos procedimentos de avaliação desenvolvidos no âmbito deste projeto.
Abstract: The research developed through the project Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos concerns the assessment of social and educational policies, particularly in what regards safety in school contexts marked by social and cultural complexity and diversity. The assessment focused on the analysis of the social and educational intervention strategies of three schools of the Lisbon Metropolitan Area on the problem of school violence. Assuming that school violence is a multidetermined and multifaceted phenomenon the research engaged an approach that includes the intervention/action of formal institutions and of social agents as mechanisms that structure and regulate conceptions and practices of school violence. The gathering and systematization of information was centered on the intervention strategies developed locally by the schools, on one hand, and the perspectives of the different stakeholders, on the other hand, considering students, teachers, school directors and representatives from the local organizations and institutions. The methodology intersected extensive and intensive methods, combining techniques such as Observation, Interviews, Focus Groups, Questionnaires, Social Network Analysis and Document Analysis. At the final stage, the various actors were involved on the discussion and analysis of the results, as well as the validation of an intervention strategy to deal with school violence. This strategy was the main result of the projectand resulted from a dynamic assessment and participative procedures. The presentation at the VI CIED Conference focused on the procedures and key outputs of this research project.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3558
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