Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3550
Título: Sexualidade nos doentes com esclerose múltipla
Autor: Pedro, Luísa
Pais-Ribeiro, José Luís
Palavras-chave: Fisioterapia
Medicina de reabilitação
Esclerose múltipla
Sexualidade
Data: 2008
Editora: ISPA
Citação: Pedro L, Pais-Ribeiro JL. Sexualidade nos doentes com esclerose múltipla. In Leal I, Pais-Ribeiro JL Silva I, Marques S, editors. Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: ISPA; 2008. p. 359-62.
Resumo: A Esclerose Múltipla é a doença crónica neurodegenerativa que surge em indivíduos de ambos os sexos entre os 10 e os 60 anos. No entanto, a sua incidência é predominante em indivíduos do sexo feminino (relação de 3 mulheres para 2 homens), com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos. A Esclerose Múltipla caracteriza-se por ser uma doença do sistema nervoso central, no qual ocorre um processo inflamatório na mielina de alguns axónios, e que resulta na dificuldade ou interrupção da informação transmitida à fibra nervosa e, consequentemente, pode provocar grandes variações consoante a zona cerebral que é mais afectada pela desmielinização, no entanto alguns sintomas ocorrem mais frequentemente que outros. Os primeiros sintomas que surgem com maior frequência sâo: astenia, fadiga, inflamação do nervo óptico e a perda de força muscular, que pode ocorrer não só em surtos temporários, mas também nos surtos recorrentes ou num processo gradual e progressivo. Mais tarde, surgem sintomas como: indicies de fadiga mais acentuados, rigidez dos membros, espasticidade, distonia, acinesia, paroxística, tremor parkinsónico, dismetria, ataxia, desartria, bem como o aparecimento de dor, descontrolo dos músculos da bexiga e intestinos, disfunções sexuais, alterações de equilíbrio, alterações da coordenação. Tudo depende da zona cerebral afectada e da dimensão das placas de desmielinização. As disfunções sexuais são uma das alterações que poderão ocorrer nos indivíduos com Esclerose Múltipla.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3550
ISBN: 978-972-8400-82-8
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sexualidade nos doentes com esclerose multipla.pdf178,17 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.