Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3544
Título: Reconstruir as fronteiras do mercado através de uma estratégia híbrida sustentável
Autor: Guimarães, Cláudia Susana Soares
Orientador: Martins, José Manuel Moleiro
Palavras-chave: Estratégia
Ryanair
Estratégias híbridas
Competitividade
Low cost
Strategy
Hybrid strategies
Competitivity
Data de Defesa: Fev-2014
Resumo: A estratégia surge como uma necessidade permanente das empresas, não só face à existência de concorrência, seja ela directa ou indirecta, efectiva ou potencial, mas também como a determinação de um rumo à sua própria existência de forma a atingir os seus objectivos. A escolha do tipo de estratégia a adoptar nem sempre se revela uma tarefa fácil e com este estudo pretende-se demonstrar que a combinação de estratégias pode ter um melhor resultado do que usar apenas uma. Neste caso concreto, demonstrar que a simultaneidade da estratégia de liderança de custos e de diferenciação, usadas de forma sustentável, atingem um melhor resultado, permitindo também o alargamento das fronteiras do mercado, ou seja, a captação de mais clientes, para além dos já existentes no mercado. Primeiramente foi abordada a questão de forma teórica, fazendo um enquadramento deste tema na temática geral da estratégia, com especial relevo para a estratégia híbrida. Posteriormente foi realizado um estudo ao modelo de negócio da companhia aérea Ryanair de modo a perceber qual a sua estratégia. Concluiu-se que a Ryanair é um caso de sucesso de uso desta estratégia híbrida, e que para além disso usa-a de forma a conseguir ir além da concorrência e conquistar mais clientes do que os já existentes no mercado. Este caso poderá, no seu todo ou em partes, servir de exemplo para outras empresas e poderá servir como um exemplo de empreendedorismo com sucesso.
Strategy is a permanent need for companies, not only due to the existence of competition, be it direct or indirect, actual or potential, but also to set a course for its own existence in order to achieve its objectives. The choice of which strategy to adopt is not always an easy task and the purpose of this work is to demonstrate that the combination of strategies may have a better result than using just one. In this particular case, to demonstrate that the simultaneous cost leadership strategy and differentiation strategy, used in a sustainable way, achieve a better result, also allowing the expansion of market boundaries, i.e., attracting more clients, in addition to the ones that exist on the market already. Firstly it was discussed in a theoretical way, by framing this issue within the general theme of the strategy, with particular emphasis on the hybrid strategy. Subsequently a study of the business model of the airline Ryanair was made, in order to understand what is their strategy. It’s possible to conclude that Ryanair is a successful case of using this hybrid approach, and that, in addition to this, it uses it in order to get beyond the competition and gain more customers than the ones that exist on the market already. This case may serve, in whole or in part, as an example for other companies and might as well serve as an example of successful entrepreneurship.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3544
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