Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3542
Título: Impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares
Autor: Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa
Orientador: Rosa, João
Menau, João
Palavras-chave: Jogo simbólico
Jogo dramático
Formas animadas
Vocabulário
Compreensão
Conto
Symbolic play
Dramatic play
Puppetry
Vocabulary
Comprehension
Story
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Pinto, A.C.O.S. (2013). Impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares [Dissertação de mestrado]Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Este estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de estimulação em jogo dramático na compreensão, reconto, vocabulário e acções realizadas através de formas animadas. Kishimoto (2007) e Gioca (2001) referem que o jogo é essencial para a criança e por meio dele, o educador de infância pode estimular a aprendizagem e o desenvolvimento. As formas animadas são um tipo de jogo dramático as quais, segundo Mártires (2009) podem contribuir para o sucesso do ensino/aprendizagem. Avaliaram-se dois grupos de crianças, com quinze crianças cada um, de três e quatro anos de idade (grupo de intervenção e grupo de controlo) antes e depois da intervenção. A intervenção contou com a leitura de histórias, a sua exploração por meio de questões de compreensão, a explicação de novos vocábulos e diversos jogos e exercícios de expressão dramática. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de intervenção beneficiou com o trabalho realizado, apresentando ganhos significativos nas variáveis de brincar e manipular personagens e exprimir acções por meio de imagens. Ao nível das variáveis de compreensão e do vocabulário, os ganhos possibilitaram ao grupo de intervenção igualar-se ao grupo de controlo, o qual era significativamente superior no pré-teste. Quanto ao reconto da história, exprimir vocalmente estados de espírito, criar movimento, criar voz para a personagem, inventar diálogos e criação de história, não se verificaram diferenças relevantes entre os dois grupos. Além dos valores mensuráveis, a intervenção revelou a importância de atividades diferenciadas de jogo dramático. Ao longo da intervenção as crianças foram evoluindo significativamente nas actividades de jogo dramático, demonstrando uma gradual desinibição, à-vontade e criatividade. Conclui-se que é possível, por meio do jogo dramático, contribuir para o desenvolvimento da compreensão, do vocabulário e da capacidade para realizar algumas acções através da utilização de formas animadas.
ABSTRACT This intervention study aims to evaluate the impact of a estimulation program in a dramatic playing on children's understanding, the retelling, vocabulary and actions children's, performed through animated forms. Kishimoto (2007) e Gioca (2001) point that games are essential to childhood and through them, educators can stimulate knowledge and children development. The animated forms are one type of dramatic playing which, according to Mártires (2009) may contribute to a successful teaching / learning. Two groups of children were evaluated, each one with 15 children aged 3 and 4 years old (one intervention group and one control group), before and after the intervention. The intervention included reading stories, their exploitation through comprehension questions, explaining new words and various games and exercises of dramatic expression. The results showed that the intervention group benefited from the work done, showing significant gains in variables play, manipulate characters and actions expressed through images. After the intervention, at the level of comprehension and language, the intervention group matches the control group, which had been identified on the pre-test as significantly higher in the control group. Regarding repeating the story, manipulating characters, vocally express moods, creating movement, giving voice to characters, creating dialogues and inventing stories, there were no significant differences between the two groups. Beyond the measurable values, this intervention reveals that children requested different activities of dramatic playing and throughout this intervention, children improved on dramatic playing activities and revealed a gradual disinhibiting, easiness and creativity. We realize that it is possible, through dramatic playing, contribute to the development of comprehension and understanding of language and ability to perform some actions through the use of animated forms.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na Especialização de Teatro na Educação
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3542
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.