Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3536
Título: Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças
Autor: Tomás, Catarina Almeida
Fernandes, Natália
Palavras-chave: Infância
Direitos da Criança
Pedagogia da participação
Childhood
Children’s rights
Pedagogy of participation
Data: Jul-2013
Editora: PUC Goiás
Citação: Tomás, C. & Fernandes, N. (2013). Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças.Educativa, 16(2), 201-216.
Resumo: Este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associada tacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças. Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância. São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre, pacífica, equitativa e democrática
Abstract: this paper defends a participative pedagogical action based on children´s rights, mainly, regarding their rights to participation. It also questions the assumptions and exclusionary practices which the social group faces. It is believed that these are the ways to build more critique and emancipatory active social dynamics, and to promotebasic social practices in a free, peaceful, equitable and democratic society.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3536
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Participação e acção pedagógica.pdf355,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.