Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3531
Título: Caraterização da tecnologia por ressonância magnética em Portugal
Autor: Ribeiro, Margarida
O'Neill, João Goyri
Maurício, J. Cruz
Palavras-chave: Radiação ionizante
Ressonância magnética
Tecnologias da saúde
Transdutores de radiofrequência
Magnetos
Portugal
Data: Jun-2013
Editora: Faculdade de Ciências Médicas (UNL) e ACSS
Citação: Ribeiro M, O'Neill JG, Maurício JC. Caraterização da tecnologia por ressonância magnética em Portugal. Lisboa: Faculdade de Ciências Médicas (UNL); Administração Central do Sistema de Saúde; 2013.
Resumo: A imagem por Ressonância Magnética (RM) invadiu os cenários clínicos a partir da segunda metade dos anos 80 e comparativamente aos métodos de imagem por Raios X (Rx) ofereceu uma notável combinação entre segurança, quanto à exposição às radiações ionizantes, elevadas resolução espacial e de contraste, no que se refere à qualidade de imagem e, enquanto teste de diagnóstico, uma multifacetada sensibilidade e especificidade. A RM é atualmente um método de diagnóstico integralmente implementado na prática clínica e em crescente desenvolvimento. Com o objetivo de promover uma utilização mais efetiva dos recursos tecnológicos em Portugal, o qual contemple uma efetiva equidade no acesso e uma maior justiça distributiva na Saúde, no que se refere à acessibilidade da população a exames de RM, esta análise exploratória pretendeu: i) conhecer a condição portuguesa quanto às tecnologias por RM, ii) fazer a sua caracterização tecnológica e iii) explorar a distribuição territorial de equipamentos segundo a organização geo-demográfica. Simultaneamente pretendeu-se fazer uma análise das políticas de financiamento da Saúde em Portugal e verificar se existem variáveis associadas às medidas implementadas, ou outras, que possam influenciar esta distribuição. Por fim foram identificadas e são sugeridas medidas para a melhoria da acessibilidade da população aos meios complementares de diagnóstico, por RM, disponíveis e estabelecida uma comparação com a conjuntura Europeia. As dimensões analíticas estudadas foram a Tecnológica, Sociodemográfica e Económica. Através destas foram organizadas sequencialmente as etapas de recolha de informação e os dados obtidos foram estratificados e agrupados segundo as mesmas unidades de análise.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3531
ISBN: 978-989-96573-1-1
Versão do Editor: http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20equipamentos%20de%20RM%20em%20Portugal%20.pdf
Aparece nas colecções:ESTeSL - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caracterização da tecnologia por ressonancia magnetica em Portugal.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.