Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3530
Título: A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos
Autor: Serra, Paula
Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Pensamento algébrico
Padrões de repetição
Unidade de repetição
Data: Abr-2014
Editora: APM
Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo que se encontra a decorrer e que, entre outras questões, procura perceber quais são os processos de raciocínio e as estratégias que são utilizados pelas crianças de um grupo de 4 anos para criar, analisar e generalizar padrões de repetição e de que forma identificam a unidade de repetição de um padrão. Após a implementação das tarefas, podemos concluir que as crianças dominam o conceito de padrão e conseguem criar e analisar padrões de repetição, evoluindo de formas mais simples para formas mais complexas.
Abstract. This paper presents part of a study that is underway and that, among other issues, seeks to understand what are the processes of reasoning and the strategies that are used by a 4 years group to create, analyze and generalize repeating patterns and how they identify the unit of repeat of a pattern. After implementing the tasks, we can conclude that they understand the concept of pattern and can create and analyze repeating patterns, evolving from simpler forms to more complex forms.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3530
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.