Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3497
Título: Gestão do conhecimento de 2ª geração e as suas vantagens competitivas: estudo de caso
Autor: Antunes, José Carlos Marques
Orientador: Martins, José Moleiro
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Vantagens competitivas
Inovação
Knowledge management
Competitive advantages
Innovation
Data de Defesa: Ago-2013
Resumo: A presente dissertação foca-se na Gestão do Conhecimento, nomeadamente na vertente dos novos negócios. Na primeira parte, analisaremos a literatura relevante, no que diz respeito à Gestão do Conhecimento e à sua respectiva aplicação no interior das organizações, enquadrando-a conceptualmente. Na segunda parte, explicitam-se os objectivos da investigação desenvolvida, bem como a metodologia aplicada na realização da pesquisa, e o procedimento adoptado no método etnográfico. Apresenta-se aqui a investigação empírica, feita através da observação e complementada por entrevistas ao gestores de duas empresas, em que uma delas pratica a Gestão do Conhecimento de 2ª geração e a outra não. O primeiro estudo de caso trata da Diversey, em que se apresenta o histórico da empresa e a suas práticas de Gestão do Conhecimento. No segundo estudo de caso, a empresa que vamos estudar é Jalber, uma empresa familiar com mais de 50 anos no mercado, que vai na terceira geração, e cujas práticas de Gestão do Conhecimento são muitas vezes tomadas de forma inconsciente. Os dados obtidos não só reflectem a percepção de que Gestão do Conhecimento é uma área com interesse prático, como nos permitem saber qual o grau de adesão a essa nova área de gestão. Pretende-se assim contribuir para uma melhor compreensão sobre o que é a Gestão do Conhecimento, em particular nas empresas em Portugal, e quais são as suas vantagens competitivas.
This dissertation is focused on Knowledge Management, namely in the area of new businesses. In the first part, we will analyse relevant literature concerning Knowledge Management and its application within organizations, in order to contextualize it conceptually. In the second part, we will enumerate the investigation’s goals, as well as the methodology applied in the research, and the adopted procedure in the ethnographic method. Here we will present the empirical investigation, which was made through observation and complemented by interviews conducted with the managers of two companies, where one practices 2nd Generation Knowledge Management and the other does not. The first case study is about Diversey, where we will present the company’s historial and its practices in Knowledge Management. In the second case study, the company we will analyse is Jalber, a family company in the market for over 50 years, already in its third generation, whose Knowledge Management practices are often made unconsciously. The obtained data not only reflect the idea that Knowledge Management is an area of objective practical interest, but they also allow us to know what is the level of adherence to this new area of management. We therefore wish to contribute towards a better understanding of what Knowledge Management is, especially in Portuguese companies, and what are its competitive advantages.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3497
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