Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3401
Título: Comunicação da marca Wines of Portugal: um estudo de caso
Autor: Pimenta, Ema Margarida Jorge Ferreira Coelho
Orientador: Eiró-Gomes, Mafalda
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação institucional
Expressão da identidade
Marca país
Relações públicas internacionais
Sector vitivinícola
ViniPortugal
Wines of Portugal
Mercados externos
Public relations
Institutional communication
Identity expression
National brand
International public relations
Wine-Producing Area
ViniPortugal
Markets abroad
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: As perspectivas de um mercado cada vez mais global, impostas pela intensificação da concorrência, aumento da competitividade e surgimento de economias de escala, têm desafiado os países a construírem identidades nacionais cada vez mais fortes e diferenciadoras, procurando alcançar uma vantagem competitiva que permita, não só um desempenho positivo nas relações comerciais, mas, igualmente, a valorização dos produtos nos mercados internacionais. Procura-se com o presente trabalho analisar o modo como Portugal se tem vindo a posicionar no panorama internacional, no âmbito do sector vitivinícola. Este é um sector que tem vindo a dar provas do seu forte potencial estratégico e, com recurso à construção da marca Wines of Portugal, os vinhos portugueses usufruem, actualmente, de mecanismos para a expressão da sua identidade nos mercados externos, permitindo um reforço do seu posicionamento estratégico. As noções de “marca país” e “comunicação institucional” surgem como ponto de partida para a análise do plano de comunicação proposto pela ViniPortugal para a marca Wines of Portugal, procurando compreender quais os contributos das relações públicas na construção e expressão da identidade dos vinhos portugueses num contexto internacional.
The perspectives of a more global market, forced by the intensification of concurrency, the growing of competitiveness and the emergence of the economy of scale, have challenged countries to build stronger and more distinct national identities, trying to reach a superior competitiveness that permits, not only a positive performance in commercial relations, but also a valorization of the products throughout the international markets. The idea of this document is to analyze how Portugal reached the slot it’s filling in the international panorama, regarding the wine-producing area. This is an area that has shown a strong strategic potential and, with the help of the label Wines of Portugal, Portuguese wines now benefits from mechanisms to express its identity in the markets abroad, strengthening its strategic position. The concepts of “national label” and “intuitional communications” appear as a starting point to analyze the communication plan suggested by ViniPortugal regarding the label Wines of Portugal, trying to understand what are the contributions from public relations to the construction and expression of portuguese wine identity in an international context.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3401
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