Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3400
Título: As relações públicas para além das guest relations: relatório de estágio no grupo Porto Bay Hotels & Resorts
Autor: Gonçalves, Carina Vanessa Rodrigues
Orientador: Eiró-Gomes, Mafalda
França, Lina
Palavras-chave: Relações públicas
Guest Relations
Turismo
Hotelaria
Stakeholders
Fidelização
Public relations
Guest Relations
Tourism
Hospitality
Stakeholders
Loyalty
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: Foi realizado um estágio no grupo Porto Bay Hotels & Resorts, um grupo hoteleiro da Região Autónoma da Madeira, com a duração de três meses. Apresenta-se assim no presente trabalho uma perspectiva das Relações Públicas no sector do turismo e hotelaria bem como a discussão do porquê do afunilamento desta função de gestão das relações entre as organizações e os seus públicos nas Guest Relations em algumas das unidades hoteleiras em que trabalhámos. O turismo é actualmente um dos principais sectores da economia mundial. A sobrevivência de um destino turístico, unidade hoteleira ou mesmo de um resort, depende em muito da percepção que os seus stakeholders têm da qualidade dos seus serviços. Assim as Relações Públicas, como em outros sectores, assumem um papel de destaque sendo que estas têm a capacidade de trabalhar a relação entre uma organização e os seus stakeholders, gerindo conflitos e expressando uma identidade positiva sobre a mesma e trabalhando a sua reputação e visibilidade. Em suma este trabalho pretende compreender e reflectir sobre as relações públicas no sector do turismo e hotelaria mesmo quando não o são assim entendidas. Defender-se-á uma perspectiva global, integrada e proactiva das Relações Públicas no sector hoteleiro.
With a duration of three months, it was conducted an internship at the Porto Bay Hotels & Resorts, a hotel group in the Autonomous Region of Madeira. This work presents a prospect of Public Relations in tourism and hospitality as well as discussion about the reason of the reduction of managing relationships between organizations and their publics in Guest Relations at some of the hotels that we worked. Tourism is now one of the main sectors of the world economy. The survival of a tourist destination, hotel unit or even a resort depends largely on the perception that their stakeholders have on the quality of their services. So the PR, as in other sectors, assume a prominent role being that these have the ability to work on the relationship between an organization and its stakeholders, managing conflict and expressing a positive identity on it and working their reputation and visibility. It is intended by his work to understand and reflect on public relations in tourism and hospitality even when they are not well understood. It will be defended a global, integrated and proactive perspective of Public Relations in the hotel sector.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3400
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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