Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3396
Título: Consciencialização dos operadores turísticos para a consulta do viajante
Autor: Nascimento, Sandra Cristina Coimbra do
Orientador: Eiró-Gomes, Mafalda
Palavras-chave: Turismo
Operadores turísticos
Consulta do viajante
Promoção da saúde
Comunicação para a saúde
Mudança de comportamento
Tourism
Tour operators
Query traveler
Health promotion
Health communication
Behavior change
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Partindo de uma hipótese que se veio a demonstrar válida, de que os Operadores Turísticos em Portugal têm muito pouca informação sobre a consulta do viajante e o seu papel em responsabilidade na promoção da saúde dos seus clientes, apresenta-se neste trabalho não só uma análise da situação anteriormente referida como uma estratégia de comunicação visando consciencializar os Operadores Turísticos para a necessidade de fomentarem a adesão dos seus clientes à consulta do viajante. Dois temas emergem como centrais, nomeadamente a questão do turismo na nossa contemporaneidade e a saúde dos que viajem essencialmente para fora da Europa em turismo. Transversal a todo o trabalho encontra-se a noção de comunicação e saúde, especialmente na sua vertente de comunicação para a saúde. Defende-se que a comunicação para a saúde pode ser pensada como um fator competitivo para os Operadores Turísticos e apresenta-se uma estratégia de comunicação subordinada ao título: “Projeto de Consciencialização dos Operadores para a Consulta do Viajante”. Na primeira parte apresenta-se uma revisão da literatura e de outras fontes sobre os temas: Turismo, Consulta do Viajante e Comunicação para a Saúde, e na segunda parte o projeto que já referi. Partindo da hipótese inicialmente formulada, para uma análise completa da situação utilizaram-se metodologias de análise qualitativa e quantitativa junto dos principais públicos envolvidos a saber os Operadores Turísticos.
Based on a hypothesis that came to show valid, that the Tour Operators in Portugal have very little information about the query traveler responsibility and its role in promoting the health of their customers, this paper presents not only an analysis of the situation previously referred to as a communication strategy aimed at raising awareness among Tour Operators for the need to foster adherence of their clients to query traveler. Two themes emerge as central, namely the issue of tourism in our contemporary health and traveling mainly outside Europe in tourism. Across the entire work is the notion of communication and health, especially in its aspect of healthcare communication. It is argued that communication to health can be thought of as a competitive factor for Tour Operators and presents a strategy for its Communication: "Awareness Project to Operators for Query traveler." The first part presents a review of the literature and other sources on topics Tourism, Traveler's Consultation and Communication for Health, and the second part of the project that I mentioned. Assuming initially formulated for a complete analysis of the situation were used methodologies with qualitative and quantitative analysis of the main stakeholders involved in, the Tour Operators.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3396
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado



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