Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3377
Título: Da cenografia como laboratório de todas as artes: José Manuel Castanheira
Autor: Vasques, Eugénia
Palavras-chave: Cenografia portuguesa
José Manuel Castanheira
A Noite e o Momento
Todos os Cómicos Acabam com uma Canção
Um Jeep em Segunda Mão
À Procura do Presente
Frida, ou A Casa Azul
Quem Tem Medo de Virginia Woolf
San Juan
O Cerco de Leninegrado
A Voz Humana
Fantasma da Ópera
Platonov
O Jardim das Cerejas
Auto da Índia
Lua Desconhecida
O Avarento
Vassa Geleznova
Memorial do Convento
La Cruzada de los Niños de la Calle
El Alcalde Zalamea
Rei Lear
As Três Irmãs
Tio Vânia
A Prova
Data: 2002
Resumo: Depois das experiências iniciáticas da década de 70 (com início “visível” em 1973) e da sua confirmação, nos anos 80, como um dos mais persistentes criadores do post 25 de Abril, a arte cenográfica do arquitecto e designer José Manuel Castanheira (n. em Castelo Branco em 1952, o que é significativo, como se poderá inferir pela sua extrema fidelidade a raízes, lugares e pessoas) foi caracterizada por uma forte geometrização da cena, isto é, pela construção de espaços de modo a evidenciar a associação do volume geométrico com o cenário concebido como arquitectura, como instalação ou como suporte de pintura.
Descrição: Este é o primeiro texto crítico sobre a obra cenográfica de José Manuel Castanheira até 2001.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3377
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