Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3371
Título: Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual
Autor: Sousa, Otília de
Sepúlveda, Angélica
Lourenço, Manuela
Correia, Ana
Palavras-chave: Aprendizagem de língua
Aprendizagem do texto
Improve language
Text knowledge
Data: Nov-2013
Editora: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho
Citação: Sousa, O. C., Sepúlveda, A., Lourenço, M., & Correia, A. (2013). Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual. In F. L. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 35-49) Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CDRom - ISBN 978-972-8952-29-7).
Resumo: A investigação sobre aprendizagem de leitura e escrita indica que nas práticas educativas cujo centro são livros há lugar a numerosas oportunidades para que as crianças aprendam sobre a língua e os textos. Na perspetiva do estudo do desenvolvimento da linguagem e da eficácia das práticas de ensino baseadas na leitura de textos literários há evidências da relação entre o trabalho à volta dos livros e da leitura e o desenvolvimento da linguagem e da competência discursiva, nomeadamente a produção de textos coerentes e coesos. Apresenta-se trabalho de investigação realizado no pré-escolar e no 1.º ciclo, em que a abordagem de texto orientado para a produção visa a aprendizagem de língua e a aprendizagem do texto, em particular.
Abstract The research shows that on the learning of reading and writing the classroom work that relies heavily on books gives the students numerous opportunities to learn about the language and the texts. From the perspective of research on language development and effectiveness of the teaching practices, it is clear that using books on classroom enhances children speaking and writing skills. The work-in-progress presented in this article has been carried out in kindergarten and primary school, and describes the cases in which reading of texts is intended to improve language and text knowledge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3371
ISBN: 978-972-8952-29-7
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.