Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3362
Título: O endomarketing como factor de sucesso nas organizações: o impacto no empenhamento e na satisfação dos clientes internos da empresa PT PRO
Autor: Silva, Silvânia Marina Barcelos
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Palavras-chave: Endomarketing
Satisfação
Empenhamento profissional
Marketing interno
Internal marketing
Satisfaction
Commitment
Data de Defesa: Nov-2013
Resumo: A literatura descreve que as ações de endomarketing contribuem para a aproximação, interação e o bom relacionamento entre a empresa e os colaboradores. Sendo caracterizada como uma relação de troca, na qual a empresa fornece instrumentos capazes de promover o interesse dos colaboradores a participarem mais ativamente em toda a envolvente organizacional - através de ações que favoreçam o diálogo, sugestões, partilha de conhecimentos e informações, bem como relatos de situações corriqueiras ocorridas no dia-a-dia da empresa. Em contrapartida, à medida que o colaborador se sente valorizado pela empresa e pelos colegas, passa a perceber a importância do seu trabalho dentro da organização, permitindo que identifique o trabalho como algo prazeroso. Esta troca contribui para a produtividade e desenvolvimento da empresa, bem como a satisfação e empenhamento dos colaboradores no trabalho. Neste sentido, visando averiguar como esta situação é vivenciada na prática decidiu-se pela realização de um estágio, tendo como questão de estudo qual o impacto das ações de endomarketing no empenhamento e na satisfação dos clientes internos da PT PRO? Para responder a tal indagação foi realizado um estágio na empresa PT PRO, nomeadamente na Direção de Desenvolvimento de Mercado, Marketing e Formação. Apresentam-se ao longo do presente relatório a descrição das especificidades do estágio, tal como as principais ilações daí retiradas tendo através de pesquisas documentais (arquivo e documentos internos e Intranet), reuniões com a Direção de Marketing e com a tutora do estágio, tal como pela aplicação e análise de um inquérito por questionário aplicado aos colaboradores, chegando-se à conclusão que, de facto, as ações de endomarketing levadas a cabo pela empresa contribuem para o empenhamento e satisfação dos colaboradores.
ABSTRACT: The literature describes internal marketing actions contribute to rapprochement, interaction and the good relationship between company and employees. Being characterized as a relationship of exchange, in which the company provides instruments able to promote the interests of the employees to participate more actively in all organizational environment-through actions that promote dialogue, suggestions, sharing knowledge and information, as well as reports of situations occurring in daily life in the company. On the other hand, as the developer feels valued by the company and by colleagues, going on to realize the importance of his work within the enterprise, allowing him to identify the work as something pleasurable-a vocation. This exchange contributes to the productivity and development of the company, as well as the satisfaction and commitment of employees at work. In this sense, to figure out how this situation is experienced in practice decided by achieving the academic stage, having as main objective to verify the impact of internal marketing actions in commitment and internal customer satisfaction PT PRO. To answer such a question was an accomplished academic internship in the company PT PRO, notably in the Direction of Market Development, Marketing and Training, through documentary research (internal file and Intranet) meetings with the direction of Marketing and the tutor of the internship, application and analysis of investigation applied to employees. Reaching the conclusion that in fact internal marketing actions contribute to the commitment and job satisfaction.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3362
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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