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Título: Projecto de execução de estruturas e fundações de uma obra de arte corrente em betão armado e pré-esforçado
Autor: Caetano, Pedro Duarte de Almeida
Orientador: Vaz, Carlos Jorge Amorim Miragaia Trancoso
Jacinto, Luciano Alberto do Carmo
Palavras-chave: Viaduto rodoviário
Highway viaduct
Projecto de execução
Implementation project
Betão armado e pré-esforçado
Concrete reinforced
Pilares
Tabuleiro
Estacas
Slab
Fases construtivas
Columns
Pre-stress
Esforços
Estados limite
Limit state
Forces
Piles
Stress
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: CAETANO, Pedro Duarte de Almeida - Projecto de execução de estruturas e fundações de uma obra de arte corrente em betão armado e pré-esforçado. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: Este trabalho, “Projecto de Execução de Estruturas e Fundações de uma Obra de Arte Corrente em Betão Armado e Pré-esforçado” enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas, com vista a obtenção do grau de Mestre. Será sob a orientação dos Professores Carlos Trancoso Vaz e Luciano Jacinto. O presente trabalho teve como principal objectivo a aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação e ter um pré-contacto com a vida profissional. O trabalho é composto por Peças Desenhadas e Peças Escritas. Nas Peças Desenhadas estão incluídos: desenhos de dimensionamento geral, desenhos de betão armado e pormenores. Nas Peças Escritas estão: memória descritiva e justificativa, cálculos justificativos e anexos de cálculo. Pretende-se um projecto de execução que cumpra as verificações de segurança de acordo com as normas em vigor, que seja funcional, económico e ao mesmo tempo dê garantias de durabilidade. Foram tidas em conta as várias condicionantes (gabarit mínimo, geotecnia do solo, topografia do terreno e a base do traçado, etc.), bem como a actividade sísmica prevista na região. As soluções construtivas a adoptadas enquadram-se nos métodos construtivos mais comuns. Seguiu-se a regulamentação em vigor, o Regulamento de Segurança e Acções e também o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado. O dimensionamento estrutural foi feito a partir da análise efectuada por um software de cálculo automático (SAP 2000). Esta obra de arte será construída com recurso a fases construtivas, as quais serão devidamente analisadas. Os materiais a utilizar serão o betão (tabuleiro, pilares, encontros e fundações) e o aço (armaduras activas e passivas).
Abstract: This work, “Project of a prestressed concrete Viaduct“ under the Final Work Civil Engineering,Professor Luciano Jacinto. The present work has as main objective the development and application of knowledge acquired during the formation and to have a pre-contact with professional life. The work consists of Drawn Parts and Written Parts. Drawn parts include: general dimensioning drawings, concrete drawings and details. Written parts include: descriptive memory, calculations and attachment calculations. The project meets the code requirements, include safety, functionality and durability. It taken into account the various constraints (free height, geotechnical soil, topography and road project), and the expected seismic activity in the region. Constructive solutions adopted fall within the most common construction methods. The project was developed in agreement with the Portuguese structural codes. The structural design was made with the support of calculation software (SAP 2000). The Viaduct will be built using construction phases, which will be correctly analyzed. The materials used will be concrete and steel (active and passive reinforcement).
Descrição: Trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3350
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado



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