Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3337
Título: Representações dos pais primíparos e multíparos sobre creche
Autor: Realista, Susana Maria Santos Fortes
Orientador: Fuertes, Marina
Palavras-chave: Qualidade
Creche
Representações
Pais
Quality conceptions
Infant/Toddler center-based child care
Parents
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Realista, SMSF. Representações dos pais primíparos e multíparos sobre creche[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: A investigação indica que os pais dos primogénitos tem preocupações e comportamentos distintos dos pais com mais do que um filho. Pouco se sabe sobre a relação entre o número de filhos e o impacto da creche ou sobre a adaptação dos pais à creche. Com o presente estudo pretendemos conhecer as representações dos pais primíparos relativamente aos outros pais acerca dos indicadores de qualidade em creche. Neste estudo, procuramos assim conhecer: Quais as razões que os levaram a colocar os filhos na Creche? Quais as razões que os levaram a escolher a creche que os filhos frequentam? Que informações obtiveram sobre a creche? Quais os aspetos que consideram que promovem a qualidade em Creche? Na nossa investigação aplicámos 100 questionários previamente validados, 50 dos quais a pais primíparos e 50 a pais multíparos, de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. O estudo revela que os pais: i) valorizam o bem- estar dos seus filhos na creche num ambiente de segurança e afetividade, ii) apreciam que a creche os queira ouvir e que respeite a sua opinião de pai/mãe, iii) valorizam um número adequado de crianças e adultos por sala e iv) por último defendem uma relação estreita e aberta com os profissionais de educação. Este trabalho permitiu-nos desta forma conhecer a perspetiva dos pais sobre, qualidade em creche e explorar indicadores para a colaboração escola-família.
Abstract Investigation indicates that parents of firstborn children have different behaviors and concerns, from parents with more than one child. It is uncertain that the relationship between the number of children and the impact of the Infant/Toddler center-based child care, or about adaptation of parents to this institution. This research aims to investigate parents opinions about: Why they choose center-based child care? What previous information was provided to the parents about the center-based child care? What aspects are considered by parents to promote the quality of the center-based child care? Hence this investigation undertook 100 questionnaires of parents with children aged between 4 and 36 months of age, 50 of which are primiparous and the remaining 50 are multiparous. This study suggests that parents with children center-based child care: i) value the wellbeing of their children in an environment of security and affection; ii) appreciate being heard and having their opinions respected iii) value staff-children ratios per classroom; iv) advocate for a straight forward, honest and open relationship with the early childhood education professionals. Overall this research allows presenting the parents perspectives in the quality of center-based child care and explore possible guidelines for child care-family collaboration.
Descrição: Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3337
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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