Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3331
Título: O contributo da publicidade na construção de marcas de luxo
Autor: Rodrigues, Artur Pechirra
Orientador: Medeiros, Carla
Palavras-chave: Luxo
Marcas de luxo
Modelos de construção de marca
Tipos de luxo
Publicidade impressa
Semiótica
Imagem
Publicidade - contributos
Luxury
Luxury brands
Brand building models
Luxury types
Print advertising
Semiotics
Image
Advertising contribution
Data de Defesa: Nov-2013
Resumo: Esta dissertação estuda de que forma a publicidade impressa contribui para a construção de marcas de luxo. Inicialmente é trabalhado o conceito de luxo de forma aprofundada, elencando os seus principais autores e respetivas teorias identificando ainda os principais atributos deste tipo de produtos e serviços. Posteriormente é desenvolvido o conceito de marca, em conjunto com os modelos de construção de marca, focando a análise do modelo proposto por David Aaker com o intuito de compreender melhor quais os principais ativos aos quais uma marca deve estar atenta se quer estar presente neste sector. Numa segunda parte deste estudo desenvolveu-se um método de investigação que engloba a análise de um corpus de 232 anúncios retirados da revista Wallpaper durante o ano de 2012. Trabalhou-se este conjunto de anúncios por um lado através de uma análise extensiva, quantitativa, e por outro lado através de uma análise semiótica, qualitativa. Procurou-se deste modo compreender o que torna único este tipo de marcas no que diz respeito ao contributo do seu discurso publicitário para a sua afirmação e posicionamento no sector do luxo. Através deste estudo foi possível identificar o importante contributo da publicidade para o sucesso, crescimento e manutenção de uma marca de luxo. Foi possível concluir que é determinante para este tipo de marcas manter de forma coerente e contínua a sua identidade ao longo do tempo. A narrativa publicitária em imagem impressa, assume-se como um importante agente comunicacional, possibilitando e potenciando ligações emocionais duradouras a longo prazo com os seus consumidores, consolidando a marca, e reforçando a sua identidade.
ABSTRACT: This dissertation studies how print advertising contributes to building luxury brands. Initially it was worked the concept of luxury in detail, listing their respective authors and major theories also identifying the key attributes of such products and services. After, it was developed the brand concept, together with the models for building brands, focusing the analysis of the model proposed by David Aaker in order to better understand which are the main assets to which a brand should be aware if want to be a player in this sector. In the second part of this study it was developed a research method that includes the analysis of 232 advertisements taken from Wallpaper magazine during the year 2012. This set of ads was worked through extensive analysis, quantitative, and secondly through a semiotic analysis, qualitative. It is expected to have a better understanding what makes this kind of brands unique, with regard to the contribution of his advertising speech for his statement and positioning in the luxury sector. Through this study it was possible to identify the important contribution of advertising to the success, growth and maintenance of a luxury brand. It was concluded that it is vital for this type of brands to keep a consistent and continuous identity through time. The narrative advertising, in print image, is an important communication agent, boosting emotional connections and providing lasting and long-term relationships with their consumers, consolidating the brand and strengthening its identity.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3331
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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