Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3327
Título: Impacto das campanhas publicitárias contra o tabagismo no comportamento do consumidor
Autor: Rezende Júnior, Gildo Costa
Orientador: Medeiros, Carla
Palavras-chave: Publicidade
Campanhas publicitárias
Comportamento do consumidor
Tabagismo
Data de Defesa: Out-2013
Resumo: Todos os anos, milhares de pessoas morrem vítimas de doenças causadas pelo consumo de produtos derivados do tabaco, este é considerado a principal causa de morte evitável. O tabaco também colabora com as seis das oito principais causas de mortes entre fumantes e não fumantes a nível mundial. Algumas medidas governamentais como as campanhas publicitárias antitabagistas, buscam alertar, conscientizar e mudar o pensamento e o interesse coletivo neste tipo de produto e consequentemente, diminuir a taxa de consumo. Avaliar se as crenças, pensamentos e atitudes dos brasileiros são influenciados por este tipo de publicidade e se o comportamento relacionado a não fumar ou deixar de fumar é uma consequência da persuasão das mensagens antitabagistas, ajudam a conhecer o real impacto destas campanhas e sua eficácia. Através dos métodos de investigação quantitativo e qualitativo e das análises extensiva e semiótica, a pesquisa inquiriu 272 indivíduos brasileiros à respeito das advertências sanitárias e das campanhas publicitárias antitabagistas, classificando-os como não fumantes, ex-fumantes e fumantes, identificando os elementos visuais e textuais que compõem a narrativa publicitária de 5 anúncios antitabagistas. Após a análise, a pesquisa concluiu que as campanhas publicitárias coordenadas pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, denominadas campanhas antitabagistas, são eficazes para alertar e conscientizar os indivíduos sobre os males causados pelo consumo do cigarro mas ineficazes para influenciar suas atitudes e comportamentos. Embora estas consigam persuadir à crença nas mensagens, fazendo com que os indivíduos as vejam como verdadeira, isto não é suficiente para que a intenção de deixar de fumar torne-se um ato prático. Todos os anúncios possuem o mesmo formato e a maioria utilizou o mesmo percurso visual, equilíbrio, enquadramento, luz, ângulo e função do personagem. Todos possuem textos com funções identificadora, ancoragem e apoio e a narrativa conota o cigarro como algo negativo, prejudicial, mortífero e destruidor.
Every year thousands of people die, victims of diseases caused by the consumption of tobacco products. This is considered the leading cause of preventable death. Tobacco also collaborates with six out of the eight leading causes of death among smokers and non-smokers worldwide. Some government measures such as the anti-tobacco advertising campaigns seek to aware, raise awareness and change the thinking and collective interest in this type of product, and consequently, to reduce the rate of consumption. Assessing whether the beliefs, thoughts and attitudes of Brazilians are influenced by this type of advertising, or if the behaviour toward not-smoking or stop smoking is a consequence of the persuasion of anti-tobacco messages, help identify the real impact of these campaigns and its effectiveness. Through quantitative and qualitative research methods and extensive and semiotic analyses, the survey inquired 272 Brazilian individuals regarding the health awareness warnings and anti-tobacco advertising campaigns. The interviewees were classified as non-smokers, ex-smokers and smokers. In order to run the survey, it was necessary to identify visual and textual elements that constituted the publicity narratives of five anti-tobacco advertisement campaigns. The research concluded that advertising campaigns coordinated by the INCA – National Cancer Institute, called “anti-tobacco campaigns”, are effective to alert and educate individuals about the harms caused by the consumption of cigarettes, but ineffective to influence their attitudes and behaviours. Although they can be persuaded into believing in the messages, the campaigns are not enough to influence the intention to quit smoking to the point of turning it into a practical action. All the ads have the same format and the most have used the same visual pathway, balance, framing, light, angle and the character's role. All of them present texts with identification function, anchoring and support, and the narrative implies the cigarette as something negative, harmful, deadly and destructive.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3327
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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