Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3325
Título: Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte
Autor: Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
Orientador: Mendes, Ana Bela
Palavras-chave: Educação artística
Literacia em artes
Arte contemporânea
Diálogo com a obra de arte
Educação visual
(Pré)adolescência
Arts education
Literacy in arts
Contemporary art
Dialogue with the artwork
Visual education
Youth/adolescence
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Pereira, CSPR. Perceção da contemporidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: As sociedades contemporâneas registam uma necessidade cada vez maior de criatividade e imaginação e a evolução da educação artística pode dar resposta a essas necessidades, dotando os alunos de capacidades para se exprimirem, avaliarem criticamente o mundo que os rodeia e participar ativamente nos vários aspetos da existência humana. Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, desempenhando um papel preponderante na formação integral dos jovens, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de educação visual se torne o veículo da educação artística, para as artes plásticas, no 2º ciclo do ensino básico. Tendo como pano de fundo a Educação Artística nos atuais contextos educativos, esta investigação desenvolve-se no âmbito do tema perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes, denominando-se « O que se aprende com a obra de arte ». Um estudo empírico, traduzido numa Investigação-ação que tem como finalidade, melhorar uma situação educativa concreta, no caso, uma escola pública do concelho de Oeiras, inovando e estimulando o processo ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitem-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, nos alunos, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para o desenvolvimento destas capacidades e um melhor entendimento das manifestações artísticas.
Abstract:Contemporary societies register a bigger demand in creativity and imagination and the development of artistic education can give the necessary answer to those needs, equipping students with the capacity to express, evaluate the world that surround them and providing them with a critic view in order to participate actively in all the aspects that involve the human existence. Believing that a strong relation between art and the educational process can stimulate experiences that promote creativity, flexibility and initiative, critical thinking and perception, considering it a key role on the development of young students, this study progresses in order to find the methods necessary so the subject “ educacao visual “ visual education become an effective space in the panorama of artistic education, in the fine arts on the the 2 cicle on the basic education. Having as a back ground the artistic education on nowadays educational contexts, this study is developed under the scope of the theme pre adolescent’s perception of contemporary, entitled ” what do we learn with the pieces of art ”. It is an empirical study, translated into an investigation/action that has as a meaning, to improve an educational reality, in this specific case, a government funded school in Oeiras, innovating and stimulating the process of teaching/learning, in order to approach the student to art , more specifically the contemporary art, so they can beneficiate from this experience and all the collateral goods that it can provide to them. The data resulted from the different methods applied helps us to conclude that strategies that promote the direct contact with art, the increase of exercises that stimulate creative thinking and the enrolment in topics related with visual arts and contemporary art, side by side with practical artistic experiences and work , boost the levels of literacy in visual arts in students, promoting the knowledge about contemporary art and the developing of their creative potential. The appreciation of aesthetics stimulates the capacity of observation, interpretation and critical awareness of the students, contributing for the better development of this capacity and a better understanding of all artistic expressions.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na Especialização de Artes Plásticas na Educação
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3325
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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