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Título: Modelo SIG para apoio à análise de sistemas de transportes e usos do solo
Autor: Lopes, Daniela Filipa da Ponte
Orientador: Martins, Paulo José de Matos
Palavras-chave: Geração de viagens
Travel patterns
Geração de estacionamento
Parking Spaces
Usos do solo
Soil use
Modelação conceptual
Conceptual modelling
Linguagem UML
UML programming language
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: LOPES, Daniela Filipa da Ponte - Modelo SIG para apoio à análise de sistemas de transportes e usos do solo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: A evolução e desenvolvimento do tecido urbano tem vindo a aumentar a necessidade de ferramentas e metodologias ajustadas às novas realidades sociais. Assim, com a presente dissertação, desenvolveu-se um modelo em linguagem orientada por objetos (UML) que permite extrair indicadores para a realização de análises no setor dos sistemas de transporte e de espaços urbanos ao nível da ocupação de solo e também realizar previsões para o desenvolvimento do tecido urbano. O modelo subdivide-se em dois submodelos denominados de submodelo de transportes e submodelo de uso do solo. O submodelo de transportes permite determinar a geração de viagens e de estacionamento numa área urbana existente ou por desenvolver. Através da determinação da geração de viagens este submodelo possibilita o primeiro passo na modelação sequencial das decisões tomadas por cada indivíduo relativamente às suas opções de viagem. Com a determinação da geração de estacionamento torna-se possível a realização de uma análise entre o número de lugares de estacionamento gerados pelos diferentes usos de solo e o número de lugares disponíveis no tecido urbano. Por fim este submodelo permite determinar a quantidade de lugar es de estacionamento existentes numa determinada área em função de parâmetros de estacionamento pré-definidos. A utilização do submodelo de uso do solo permite auxiliar a caraterização do tecido urbano através de alguns índices e parâmetros urbanísticos, parâmetros de superfície, capitações e taxas que correlacionam os diferentes usos do solo.
Abstract: The expansion of the urban tissue has increased the necessity for the development of tools and methodologies adjusted to the evolution of social realities. Within the present thesis a model was developed using an object oriented programming language that enables an in-depth analysis of transport grid and urban soil occupation data and is also useful in the creation of predictability models for urban tissue development. The model is subdivided into two distinct models, transport and soil use. The transport model is valuable for understanding travel and parking patterns within an existing or developing urban area. Determining such patterns is the first step in the sequential modulation of individual decisions regarding travel choices. The model also enables cross-referencing of parking spaces associated to specific types of soil, as well as the number of parking spaces available that fit a pre-defined range of characteristics. The soil use model is useful for characterizing the urban tissue through the use of given indexes and urban parameters, surface parameters and taxes that correlate different soil uses.
Descrição: Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3323
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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