Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3322
Título: Diagnóstico de avarias em motores elétricos
Autor: Amaral, Bruno Anibal Moura
Orientador: Sampaio, Rui Pedro Chedas de
Roque, António Afonso
Palavras-chave: Motor de indução
Induction motor
Controlo da condição
The control condition
Análise de corrente
Motor current signature analysis (MCSA)
Análise de vibração
Vibration analysis
Termografia
Thermography
Barras-partidas
Broken bars
Excentricidade
Eccentricity
Curto-circuito no estator
Short circuit in stator
Desequilíbrio
Imbalance force
Data de Defesa: Fev-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: AMARAL, Bruno Anibal Moura - Diagnóstico de avarias em motores elétricos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: Os motores elétricos trifásicos de indução são os mais utilizados na indústria, para o acionamento mecânico, devido à sua fiabilidade, robustez e baixa manutenção. A desvantagem da regulação da velocidade encontra-se ultrapassada pelos variadores de frequência. Apesar disto, é necessário garantir operações seguras e confiáveis, daí que se recorra à manutenção. O trabalho a desenvolver nesta dissertação, é o diagnóstico de avarias em motores elétricos, numa vertente do controlo da condição. Com o objetivo de verificar quais as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Foram provocados 5 danos em motores diferentes e cada um deles foi submetido a um diagnóstico, através de três tecnologias de manutenção preditiva, análise de vibrações, análise corrente e análise termográfica. Concluiu-se que, no caso da análise de corrente os resultados teóricos são validadosatravés dos diagnósticos, mas esta não é aplicada para a deteção, devido ao tempo que demora uma aquisição e quando dois danos são diagnosticados através da mesma opção não deteta a causa, por exemplo, em danos nos rolamentos e excentricidade só revelaque há variação do entreferro. Enquanto no caso da termografia, nesta dissertação, não mostrou dados satisfatórios, nem na deteção, como era esperado, mas a temperatura é muito importante no caso dos motores, logo deve estar presente. A análise de vibrações deteta grande parte dos danos numa fase incipiente mas os resultados necessitam de um diagnóstico cuidado. Sintetizando, no caso desta dissertação, as tecnologias complementaram-se e chegaram a um diagnóstico mais assertivo.
Abstract: The three-phase induction motors are the most used in industry for mechanical drive due to its reliability, robustness and low maintenance, the disadvantage of speed regulation is overcome by frequency inverters. Although it is necessary to ensure safe and reliable operations, hence it will turn maintenance. The work in this thesis is the diagnosis of faults in electric motors, an arm of the control condition. In order to check the advantages and disadvantages of each technology. were caused 5 damages in different engines and each was subjected to a diagnostic of three predictive maintenance technologies through, vibration analysis, thermal analysis and flow analysis It was concluded that, in the case of the MCSA theoretical results are validated through the diagnosis, but this is not applied to the detection, due to the time it takes an acquisition and when two injuries are diagnosed using the same option does not detect the cause for example, in damage to bearing eccentricity and only reveals that there is variation in air gap. While in the case of thermal imaging, this dissertation showed no satisfactory data, and the detection, as expected, but the temperature is very important in case of engines, must soon be present. Vibration analysis detects most of the damage at an early stage but the results require a careful diagnosis. Summarizing, in the case of this dissertation, the technologies are complementary and evolved into a more assertive diagnosis.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3322
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa.pdf120,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação.pdf6,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.