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Título: Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Autor: Tiago, Maria Teresa da Silva Meira do Carmo Cerqueira
Orientador: Fuertes, Marina
Nunes, Clarisse
Palavras-chave: Intervenção precoce na Infância
Centro
Dr Palhaço
Brincar
Desenvolvimento
Bem-estar
Hospital
Early childhood Intervention
Center
Hospital
Dr. Palhaço
Play
Development
Well-being
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Tiago, MTSMCC. Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: A intervenção precoce é uma forma de atuação (sempre que possível preventiva) que articula profissionais de vários saberes disciplinares, famílias, grupos e outros elementos da comunidade de forma a responder eficazmente à diversidade de necessidades das crianças e respetivas famílias. No quadro das práticas de intervenção precoce do Centro de Desenvolvimento da Criança-Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta em Almada (CDC), um grupo de profissionais (os Dr. Palhaços) promove o brincar, como forma de mediação entre o mundo familiar e situações novas ou ameaçadoras junto das crianças do centro. Esta atuação dos Dr. Palhaços embora socialmente reconhecida tem sido pouco estudada. Neste sentido, procuramos conhecer as representações dos participantes (profissionais, pais ou acompanhantes, e a dupla de doutores palhaços) face à intervenção dos Dr. Palhaços no CDC, e ainda caracterizar as reações das crianças que o frequentam. Neste estudo exploratório e qualitativo, participaram cinco crianças alvo do estudo, 16 profissionais de diferentes domínios, 18 pais ou acompanhantes das crianças e uma dupla de Dr. Palhaços. Para o efeito, foram realizadas entrevistas aos profissionais, pais e dupla de Dr. Palhaços, a observação direta das crianças com os Dr. Palhaços e análise documental. Com o objetivo de avaliar a qualidade das interações diádicas e o impacto destas interações na criança, desenvolvemos a «Escala da Qualidade de Interação Dr. Palhaços-Criança». O estudo indicou que na presença dos Dr. Palhaços as crianças que estão ou acabaram de ser sujeitas a intervenções mais intensas ou intrusivas conseguem rir, cantar e brincar. Sugerindo que a atividade dos Dr. Palhaços contribui para o bem-estar da criança e, também, contribui positivamente para a intervenção dos outros técnicos se usada com esse propósito. As ações dos Dr. Palhaços, segundo as representações de pais ou acompanhantes, parecem transformam o CDC num ambiente mais agradável, descontraído e motivador para todos (crianças, pais ou acompanhantes, profissionais), desmistificando e desdramatizando o contexto hospitalar.
Abstract Early intervention is a practice (preventive as possible) that gathers professionals of different areas, families and community members to respond children and families’ needs. In the context of the early intervention practices from “Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva” (CDC) of “Hospital Garcia de Orta” in Almada, “Dr. Palhaços” promotes “play” as a form of mediation between the family and new or children attended by center. Although “Dr. Palhaços” action had been socially recognized, it has been little studied. Therefore, we aim to study the participants (professionals, parents or caregivers and the pair of “Dr. Palhaços”) representations about “Dr. Palhaços” intervention in CDC, and also to describe children reaction “Dr. Palhaços”. In this exploratory and qualitative study took part: five children, 16 professionals from different areas, 18 children’s parents or caregivers and two “Dr. Palhaços”. For that purpose, professionals and parents’ were interviewed and children observation with the “Dr. Palhaços” was performed. In order to access the quality of dyadic interactions between children and “Dr. Palhaços” a scale («Interaction Quality Scale – “Dr. Palhaços” / Child») was developed. Our findings indicate that in the presence of “Dr. Palhaços” children who are or have just been subjected to more intense or intrusive interventions can laugh, sing and play. The results suggested that the activity of “Dr. Palhaços” contributes to the well - being of the child and also contributes positively to the intervention of other professionals. According to parents and caregivers’ representations, the “Dr. Palhaços” performance seem to transform the CDC in a more relaxed, enjoyable and motivating environment for everyone (children, parents or caregivers and professionals), demystifying and defusing the hospital context.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3319
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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