Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3314
Título: Reputação e recomendação como serviços para transportes públicos
Autor: Rebocho, Nuno Miguel Garrido
Orientador: Ferreira, João Carlos Amaro
Filipe, Porfírio Pena
Palavras-chave: Mecanismos de reputação
Reputation mechanisms
Mecanismos de recomendação
Recommendation mechanisms
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Service oriented architecture (SOA)
Web services
Data de Defesa: Set-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: REBOCHO, Nuno Miguel Garrido - Reputação e recomendação como serviços para transportes públicos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: Atualmente, as redes sociais são centros de partilha de informação que aumentam de volume diariamente. O crescente volume da informação gera a necessidade da integração de sistemas que façam a recuperação da mesma. Para uma eficiente e eficaz recuperação da informação são tipicamente adotados mecanismos de classificação. Neste âmbito, surgem os sistemas de reputação e recomendação que classificam e recuperam a informação, respetivamente. Os sistemas de recomendação têm como principal função a recuperação da informação, recuperação esta que deve de ir ao encontro das preferências do utilizador a fim de encontrar a informação mais relevante para ele. Quanto aos sistemas de reputação, têm a função de classificar a informação, distinguindo-a entre útil e não útil ou fidedigna e duvidosa. Com o presente projeto pretende-se disponibilizar este tipo de sistemas em forma de serviços. Serão disponibilizados dois serviços - um focado em reputações outro em recomendações. No serviço de reputação é recebida informação proveniente das interfaces gráficas das diferentes aplicações clientes e guardada numa base de dados partilhada pelos serviços. Com base nos dados registados é efetuado o cálculo da reputação que será disponibilizada pelo serviço de reputação e são disponibilizadas recomendações pelo serviço de recomendação.Adicionalmente pretende-se contribuir para que os mecanismos de recomendação e reputação, considerados bastante complexos, passem a estar mais disponíveis a todos.
Abstract: Social networks are the largest centers of sharing knowledge increasing every day the information available. For efficient and effective information retrieval are typically adopted classificationmechanisms. In this context, appear reputation and recommend ation systems with capacity to classify and recover information. In one hand, the recommendation systems have the main function to recover information that should meet user preferences in order to give the useful information. In other hand, the reputations systems have the main function to classify information distinguishing between the useful and not useful or reliable and doubtful. With this Project is intended to provide this kind of systems as services. Will be provided two services: one focus the reputation, and the other focus the recommendation. The reputation service receives information provided from graphical interfaces from the different client applications and save in a data base shared by the services. Using the register data is calculated the reputation that will be available by the reputation service and supply recommendations by the service of recommendation. Is intended also contribute to recommendation and reputation mechanisms seen as complex, start to be considered as mechanisms available to all.
Descrição: Projecto Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3314
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatorioFinal.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.