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Título: Benchmarking de uma aproximação de ticketing as a service (Taas)
Autor: Silva, João Nuno Rosa Eleutério
Orientador: Ferreira, João Carlos Amaro
Palavras-chave: Bilhética eletrónica
e-ticketing
Nuvem
Cloud computing
Projeto smartCITIES
SmartCITIES project
Latência
Latency
Interoperabilidade
Interoperability
Segurança
Security
Migração de serviços
Service migration
Lógica de negócio
Business logic
Thin devices
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: SILVA, João Nuno Rosa Eleutério - Benchmarking de uma aproximação de ticketing as a service (Taas). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: O trabalho desenvolvido encontra-se integrado no projeto SmartCITIES Cloud Ticketing da empresa Link Consulting SA (Link), no qual se pretende agilizar o processo de desenvolvimento de soluções de bilhética com a passagem da lógica de negócio dos terminais de bilhética para a Nuvem computacional, através da introdução do conceito “thin device”. Atualmente os utentes dos serviços de transporte das grandes cidades necessitam de possuir consigo diversos tipos de cartões para poder usufruir dos vários transportes nas suas deslocações diárias. Com a arquitetura proposta no projeto SmartCITIES será possível aos utilizadores possuírem um único cartão (smartcard) contendo títulos de vários operadores, provendo a versatilidade e interoperabilidade neste tipo de serviço. Esta migração de processos levantou questões ao nível da latência e da segurança das comunicações. Assim, nesta dissertação propôs-se o desenvolvimento de um protótipo de um serviço de comunicação entre os terminais de bilhética presentes nas estruturas de transporte e um serviço central de backoffice implementado na Amazon Web Services. Esta plataforma foi desenvolvida com o objetivo de testar o desempenho das operações de bilhética habituais (e.g., carregamento, validação e venda de bilhetes), analisando-se a latência em função dos diversos níveis de segurança aplicados, rede disponível ou topologia de Nuvem em causa. Foram recolhidas métricas associadas ao round-trip time (RTT) das comunicações efetuadas por este protótipo, por forma a determinar as situações que o conceito de “thin device” se possa aplicar. Os resultados obtidos apontam no sentido da possibilidade efetiva de migração de sistemas de bilhética eletrónica dotados da arquitetura presente no projeto SmartCITIES Cloud Ticketing para a Nuvem, dependendo a sua aplicabilidade da dimensão e características dos operadores que queiram usufruir deste serviço.
Abstract: This work is part of the SmartCITIES Cloud Ticketing project developed by Link Consulting SA (Link). The project main goal is to streamline the development process of e-ticketing solutions by transferring the business logic located on the ticketing terminals to the Cloud by implementing a new concept – thin device. Nowadays, big cities transportation services users are required to own several kinds of smartcards to travel across different types of transportation services in their everyday life. The architecture proposed in SmartCITIES project aims to allow users to own a single smartcard containing all the required information to travel acro ss different operator’s domains while providing versatility and interoperability. This process migration raised some issues, namely the latency and security of the communications. With this in mind, in this paper the work was developed in the direction of implementing a prototype of a communication ticketing service (Web Service – SmartSales) serving the communications between the terminals located on the transportation infrastructures and the end central office or backoffice on Amazon Web Services. This platform was developed to benchmark the normal ticketing operations (e.g., sale, recharge and validation), while providing insights on the latency, according to several levels of security, available network and Cloud topology. Several metrics associated with the round-trip time (RTT) of communications made by the prototype were collected to explore possible situations where the “thin device” concept can be adapted. The acquired results point towards the possible migration of e-ticketing systems with the SmartCITIES Cloud Ticketing project architecture to the Cloud, depending always on the operator´s characteristics that want to join the project.
Descrição: Dissertação de natureza científica realizada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Computadores e Multimédia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3299
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

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