Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3282
Título: Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Alves, Carla Marisa Leitão dos Santos
Orientador: Nunes, Clarisse
Palavras-chave: Atividade e participação
ADGPM
Dispositivos móveis
Envolvimento
iPad®
Tecnologias de Apoio
Activity and participation
Assistive technology
DSD
Engagement
Mobile device
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Alves, CMLS. Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: Este estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Teve como objeto de estudo a utilização do dispositivo móvel iPad® em contexto terapêutico, por crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM). A pesquisa efetuada procurou: i) caracterizar aplicações que possam ser utilizadas para promover o desenvolvimento de crianças com NEE; ii) explorar o potencial do iPad® para envolver crianças com AGDPM em atividades promotoras do desenvolvimento cognitivo (noção de causa e efeito e associação de ideias) e motor (motricidade fina); iii) descrever o modo como as crianças reagiram à utilização do iPad® em contexto terapêutico e iv) conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad® (potencialidades e barreiras). A presente pesquisa consistiu na realização de um estudo de caso, no qual participaram nove crianças com AGDPM, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, em contexto hospitalar. A recolha dos dados foi efetuada recorrendo ao uso de entrevistas semidiretivas, à pesquisa documental e à observação naturalista. A caracterização do modo como as crianças utilizaram o iPad® resultou das observações efetuadas e registadas em vídeo, as quais permitiram analisar o seu comportamento em duas dimensões: i) envolvimento das crianças com as aplicações e ii) descrição do nível de atividade e participação registado. O estudo evidenciou que o iPad® tem potencial para envolver crianças com AGDPM. A maioria das crianças apresentou comportamentos que se enquadraram nos níveis de envolvimento mais elevados da escala usada. O seu nível de atividade e participação foi também positivo, nomeadamente a nível da dimensão: experiências sensoriais intencionais. Os resultados sugerem ainda que o tipo de aplicações escolhidas é determinante para envolver de forma profunda a criança, como também para promover níveis de atividade e participação elevados. Globalmente, os resultados ii evidenciaram reações muito positivas por parte das crianças participantes, à utilização desta tecnologia em contexto terapêutico. Os pais e o profissional de saúde intervenientes no estudo, fizeram igualmente um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças participantes no estudo. Este estudo sugere assim, que a utilização do iPad® em contexto terapêutico, em crianças com diagnóstico de AGDPM, poderá ser um contributo para o seu desenvolvimento.
Abstract The purpose of this study is to analyze the importance of the use of iPad® on the development of children with special education needs. The use of the iPad®, on therapeutic context, by children diagnosed with developmental delays (DD) was this study object. The research undertaken i) tried to characterize the applications that might promote the development of impaired children; ii) exploited the iPad®’s® potential to engage children with DD on cognitive development activities (cause-effect awareness and thought association) motor (fine motor skills) iii) describe the reaction of the children whilst using the iPad® on therapeutic context and iv) know the perspectives of parents and teachers regarding the use of the iPad® (potentials and limits). The current research consisted of a case study, with nine DSD children, nine parents and an occupational therapy professional. The children underwent an intervention period of occupational therapy, on a hospital context. Data collection was possible using semi directive interviews, documental research and naturalist observation. The characterization of the use of the iPad® by children, resulted of the video recorded observations, which allowed behavioral analysis on two dimensions i) the engagement of the children with the applications and ii) reporting of the recorded level of activity and participation. The study indicated that the iPad® has potential to engage children with DSD. The majority reported behavior that fitted on the highest level of the used scale. Their level of activity and participation was also positive, especially on the dimension: intentional sensorial experiences. Results suggest that the type of applications chosen is determinant to deeply engage a child, as also to promote high levels of activity and participation. Globally, the findings show highly positive reactions, by the participants, on the use of this technology at a therapeutic context. iv The parents and the health professional that participate on the study, also highly rated the use of the iPad® by the participants. In the sum, this study suggests that the use of the iPad® on a therapeutic context with GDD children may support children learning and development for their development.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Especialidade Intervenção Precoce
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3282
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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