Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3271
Título: Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
Autor: Carvalho, Manuela Augusta da Silva
Orientador: Silva, Francisco Vaz da
Nunes, Clarisse
Palavras-chave: Brincar
Jogar
Envolvimento parental
Envolvimento da criança
Empenhamento do adulto
Desenvolvimento da criança
Play
Parental involvement
Children involvement
Adults commitment
Child development
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Carvalho, MAS. Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: Este projeto de investigação-ação surge da necessidade de criar situações de um maior envolvimento entre adultos e crianças em idade de creche, nas situações de brincadeira. Para fomentar esse envolvimento foi pedido aos pais e profissionais da creche que brincassem com as crianças para que posteriormente esses momentos fossem analisados. Para analisar esse envolvimento utilizaram-se a Escala de Envolvimento da Criança e a Escala de Empenhamento do Adulto, propostas por Laevers, 1994, o que permitiu avaliar a criança e o adulto respetivamente. Nas crianças foi avaliado o nível de envolvimento da criança nas situações de brincadeira com o adulto (pais e profissionais de educação). Nos adultos foi avaliado o empenhamento atendendo ao nível de sensibilidade, de estimulação e de autonomia demonstrados à criança, nessas situações observadas. Estes momentos de brincadeira, entre adultos e crianças, foram observados em ambiente formal (creche) e não formal (casa). Em ambos os casos, pais e crianças mostraram um nível de empenhamento/envolvimento superior no final do projeto, comparando com o valor inicial. Os profissionais de educação mostraram valores considerados elevados no nível do empenhamento, mas também se registaram algumas oscilações durante o projeto. Este projeto teve como principal finalidade consciencializar os pais para a importância do brincar na promoção do desenvolvimento da criança, impulsionando o envolvimento das famílias na creche, levando-as a melhorar a qualidade das intervenções entre os adultos (pais e profissionais) e as crianças.
AbstractAbstract Abstract Abstract This action-research project purpose is creating conditions for greater involvement between adults and children of Kindergarten’s age. As a way to analyze and developed that involvement, it was asked to parents and Kindergarten professionals to play with children in different situations. In order to study the level of involvement of children, it was used the Involvement Scale for Children and also the Adult Commitment Scale proposed by Laevers in 1994, which allowed us to evaluate the child and adult involvement during their play interactions. On the first hand, we assessed the children level of involvement in play moments with adults as parents and professionals. On the other hand, we attended to the adults’ commitment, sensitivity, stimulation and autonomy demonstrated to the child. These moments of banter between adults and children were observed in a formal setting (Kindergarten) and non-formal (home). In both contexts, adults and children expressed growing levels of involvement during the different assessment moments. Education professionals showed high levels of commitment, but also some oscillations during the project. This project main purpose was developed parents’ sensitivity, understanding to promote child’s development through the real involvement of the family in the Kindergarten. It was also a way to improve the quality of the learning process between adults (parents and professionals) and children. Results demonstrated that the objectives of this intervention process were successfully achieved.
Descrição: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3271
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.