Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3256
Título: Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
Autor: Martins, Maria do Carmo Nunes
Orientador: Sim-Sim, Inês
Palavras-chave: Léxico
Leitura
Surdez
Linguagem
Bilinguismo
Lexical
Reading
Deafness
Language
Bilinguism
Data de Defesa: Dez-2009
Citação: Martins, MCN. Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2009.
Resumo: Esta dissertação baseou-se em pressupostos de que as crianças surdas profundas possuem baixos níveis de literacia e de que existe uma relação positiva entre o desenvolvimento lexical e a compreensão da leitura nos alunos ouvintes. Partindo desta premissa, pretendemos perceber se nas crianças surdas, cuja primeira língua é a língua gestual (LG), também existe essa correlação. Escolheu-se uma população alvo de alunos surdos, aplicou-se um teste de avaliação de competências de leitura (TACL), elaborado a partir de um texto usado na prova de aferição de língua portuguesa do 4.º ano de escolaridade de 2001. Este teste integrou três provas: prova de imagens para avaliar o conhecimento lexical em língua gestual (prova A); prova de palavras escritas, correspondentes às imagens, para avaliar o conhecimento lexical em português escrito (prova B) e uma prova para avaliar a compreensão de leitura do texto mencionado (prova C). A amostra integrou um grupo de 15 alunos surdos pré-linguísticos, de grau severo ou profundo, com conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Escrito (PE). Todos frequentavam o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º ano) numa escola de referência da área da grande Lisboa. Embora pareça ser importante um bom domínio da língua gestual para gerar melhores competências metalinguísticas que poderão influenciar positivamente o conhecimento da língua escrita, questionou-se sobre a relação entre o conhecimento de LGP, o conhecimento lexical do Português e a proficiência na compreensão da leitura. A análise dos resultados, permitiu confirmar que: • os alunos apresentaram um baixo nível de leitura em relação ao ano de escolaridade que frequentavam; • o domínio precoce da língua gestual e do português escrito são factores determinantes na competência de leitura; • o grau de surdez parece influenciar as competências de leitura;A análise dos resultados, embora não linear, permitiu-nos também confirmar algumas das premissas, ou seja: • que um bom domínio lexical em LGP é importante, porque induz um melhor desenvolvimento linguístico e cognitivo não provocando por si só uma maior competência no PE; • que existe uma correlação positiva entre o conhecimento lexical em PE e a compreensão da leitura.
ABSTRACT: This document assumes as basic assumptions the common idea that deep deaf children have low literacy levels and that there is a positive relationship between lexical development and reading understanding in listeners students. From this starting point, we intend to understand if this type of relation is valid for deaf children that have Sign Language (SL) as first (main) language. For this purpose the authors chose a deaf student population and a reading skill evaluation test. This test was based on a text and questions extracted from a Portuguese Language 4th grade text. This test has three different parts: an image test that evaluates the lexical knowledge in sign language; a written word test that evaluates the lexical knowledge in written Portuguese; and a test to evaluate the text comprehension. The sample had 15 pre-linguistic deaf students, with severe or deep deaf degree, and knowledge in Portuguese Sign Language and written Portuguese. All of them were studying 5th and 6th level at a Lisbon reference school. Although mastering sign language seems important to have better meta-linguistic skills, which will in turn have a positive influence in written language knowledge, the relationship between Portuguese Sign Language, Portuguese lexical knowledge and reading understanding capacity was questioned. Results analysis allowed us to confirm:  The students had a low reading level, when compared with the average of their degree;  Early mastering of sign language and written portuguesa are kay factors in reading skill;  The deaf level seems to influence the reading skill;  Like for listening children, there is a positive relationship between lexical knowledge in written Portuguese and reading understanding;Although not conclusive, the results analysis allowed us to confirm some of our assumptions:  Mastering Portuguese Sign Language is important, because it contributes to a better linguistic and cognitive development, although it does not guarantee a better performance in written Portuguese;  There is a positive correlation between lexical knowledge in written Portuguese and the understanding of written documents.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ciências da educação - especialização em educação especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3256
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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