Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3249
Título: Sobrevivência: jogo interactivo para estudo de arquitecturas de agentes autónomos
Autor: Silva, Eduardo Miguel Gonçalves
Orientador: Barata, Manuel Martins
Palavras-chave: Jogos de computador
Computer games
Agentes inteligentes
Intelligent agents
Inteligência artificial
Artificial intelligence
Plataforma de estudo
Study platform
Ecossistema
Ecosystem
Pygame
Data de Defesa: Set-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: SILVA, Eduardo Miguel Gonçalves - Sobrevivência: jogo interactivo para estudo de arquitecturas de agentes autónomos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo a criação de um jogo para servir como plataforma de estudo de arquitecturas de agentes autónomos. O jogo consiste na simulação de um ecossistema onde existem várias espécies de seres vivos, nomeadamente espécies animais e vários tipos de espécies vegetais que se dividem em plantas e frutos. O jogo baseia-se nos princípios dos ecossistemas, em que domina o princípio da sobrevivência do mais forte na cadeia alimentar, ou seja, alimentar-se e não servir de alimento e assim sobreviver. Este jogo foi desenvolvido de raiz, passando por diversas fases de desenvolvimento, até chegar ao produto final. Este foi implementado com recurso a API do pygame, que fornece diversos mecanismos de criação de jogos, para além de ter disponíveis vários elementos/projectos criados por utilizadores. No seu desenvolvimento foram implementados todos os mecanismos e as regras do jogo, que darão suporte à dinâmica do jogo, tendo em especial atenção o módulo de criação de agentes inteligentes para facilitar o uso do mesmo. Foram utlizadas várias técnicas de inteligência artificial na implementação dos agentes inteligentes, de modo a que estes sejam usados para modelar as personagens do jogo.
Abstract: The purpose of the work was to create a game to serve as a platform for the study of autonomous agents architectures. The game consists in the simulation of an ecosystem where there are several living species, including animal species and various types of plant species that are divided into plants and fruits. The game is based on the principles of ecosystems, where the principle of survival of the fittest in the food chain dominates, ie, feed themselves and not serving food and thus surviving. This game was developed from scratch, going through various stages of development to reach the final product. This is implemented using pygame’s API, which provides various mechanisms for creating games, in addition to having available several elements and projects created by users. In its development it was implemented all the mechanisms and rules of the game, that will support the game dynamics, with particular focus on the module that creates intelligent agents to facilitate the use of the same. It was used several artificial intelligence techniques in the intelligent agents implementation so that they may be used to model the characters of the game.
Descrição: Trabalho de projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3249
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

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