Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3237
Título: O jornalismo de proximidade como promotor da cultura e identidade de uma região: o caso do Porto Canal
Autor: Almeida, Maryline Sales de
Orientador: Santiago, Daniela
Palavras-chave: Jornalismo televisivo
Jornalismo regional
Informação de proximidade
Porto Canal
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Almeida, Maryline Sales de - O jornalismo de proximidade como promotor da cultura e identidade de uma região: o caso do Porto Canal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2013. Relatório de estágio de mestrado.
Resumo: Este trabalho parte de uma vontade de analisar os domínios da informação televisiva regional no seio de um projecto de televisão que apesar de ser considerado de âmbito nacional, se afirma de cariz totalmente regional. Desta forma, aborda-se o papel e a importância do jornalismo regional como um jornalismo de proximidade, que presta ao cidadão uma informação diferenciada da dos restantes canais ncionais generalistas de sinal aberto. O Porto Canal - o canal da Região Norte - tem vindo a conquistar o seu lugar de destaque por entre os meios de comunicação social nacionais, e nesse sentido, o meu objectivo de estudo parte precisamente do telejornalismo de proximidade, através deste caso específico. O que se pretende aferir é até que ponto o Porto Canal se aproxima do conceito de televisão de proximidade e se, por sua vez, cumpre as “missões” a esse conceito associadas; perceber e analisar que género de programas informativos e culturais o canal oferece ao seu público; quais são os critérios de noticiabilidade desse jornalismo de proximidade; de que forma se estabelece e funciona a relação entre o canal e a comunidade, se assenta no “pacto comunicacional de proximidade” que visa o reforço da identidade regional e o desenvolvimento da própria região; qual a importância e o papel do jornalismo de proximidade para o desenvolvimento da região, e de que forma tem o Porto Canal contribuído para a discussão e debate públicos, e por conseguinte, para o desenvolvimento e protagonismo da Região Norte. Os resultados permitem concluir que o Canal tem vindo ao longo dos anos a evoluir, e que há uma evidente preocupação em produzir um jornalismo de proximidade. Os critérios de noticiabilidade vão de encontro a essa perspectiva e isso tem-se reflectido nos níveis de audiência. O Porto Canal aposta no rigor e na qualidade da informação, mas consciente de que o papel que desempenha difere do dos restantes canais generalistas de sinal aberto. Assume que a sua missão é diferente, e esforça-se por manter uma participação mais activa na vida dos cidadãos. Desta forma, é possível admitir que se trata de um caso de sucesso no que respeita ao jornalismo de proximidade.
This work took off of a will to analyse the domains of regional television information within a television project that, despite being inserted in the national scope, is totally oriented to the regional section. So, it approaches the role and significance of regional journalism as a journalism of proximity, that pays the citizen a different information than the others generalist channels of Air TV. Porto Canal, the channel of the North Region, has come to conquer it’s featured place in the national media, and accordingly, the goal of my study takes off of the journalism of proximity, through this specific case. The purpose of this study is to measure the closeness of Porto Canal to the meaning of television of proximity, and, in turn, achieves the goals related to that meaning; to understand and analyse what kind of informative and cultural programs the channel offers to the public; what is the criteria of newsworthiness of that journalism of proximity; in which way it creates a makes work a relation between the channel and the community, and if it fits the “communicational pact of proximity” that aims to the reinforcement of the regional identity and the development of that region; the importance and the role of journalism of proximity for the growth of the region, and how Porto Canal has contributed to the public deliberation, and thus, to the growth and main role of the North Region. The results allow us to conclude that Porto Canal has been evolving since its beginning, and that there’s an obvious preoccupation in producing a journalism of proximity. The criteria of newsworthiness fit that perspective and that’s reflected in the levels of audience. Porto Canal wages on the rigor and quality of its information, but still, always aware that they role is different from the other generalist channels of the air TV. It assumes its mission is different and has the objective of getting close to the viewer. Therefore, it’s possible to assume that this channel is a successful case within the journalism of proximity.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3237
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO FINAL ultimo.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.