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Título: Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
Autor: Ramniclal, Cripá Harquissandás
Orientador: Sousa, Jorge Alberto Mendes de
Camus, Cristina Inês
Palavras-chave: Veículos eléctricos
Electric vehicles
Ilha de São Miguel
São Miguel island
Energias renováveis
Renewable energy
Fonte de armazenamento de energia
Energy storage
Carregamentos de veículos eléctricos
Charging electric vehicles
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: RAMNICLAL, Cripá Harquissandás - Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo elaborar um simulador, e realizar a caracterização e projecções para o sector eléctrico e dos transportes de 2006 a 2030 a partir dos quais seja possível quantificar para ambos os sectores os impactos energéticos, económicos e ambientais da penetração de veículos eléctricos numa ilha. Elaborou-se uma curta revisão de literatura sobre os veículos eléctricos e sobre os estudos efectuados relativamente à adopção dos veículos eléctricos em vários mercados. Em seguida expôs-se o método utilizado de forma a caracterizar e projectar o sector eléctrico e dos transportes e apresentar o simulador elaborado. Com o simulador simularam-se cenários Business As Usual (BAU, Sem penetração de veículos eléctricos) de 2010, 2020 e 2030; cenários de penetração de veículos eléctricos e diferentes perfis de carregamento em 2020 e 2030 e realizou-se uma análise dos mesmos. O caso de estudo utilizado foi a ilha de São Miguel (Açores). Revelou-se que o modo de carregamento Não Controlado seria o menos adequado para a rede eléctrica e o Carregamento Controlado o mais adequado a rectangularizar o diagrama de carga. Da penetração de veículos eléctricos prevista demonstra-se que o número de veículos eléctricos não será suficiente para consumir a energia renovável produzida. Deste modo será necessário ter em conta formas de armazenamento de energia como a hídrica reversível ou adiar os investimentos previstos em nova geração renovável.
Abstract: The presente work aims to develop a simulador, and perform characterization and projections for the electricity and transport sectors from 2006 to 2030 from wich it is possible to quantify the energetic, environmental and economic impacts in both sectors by the introduction of electric vehicles on the Island. A short literature reviewwas performed on electric vehicles and on studies concerning the adoption of electric vehicles in various markets. Next explained is the method used to characterize and describe the evolution of the electricity and transport sectors and the developed simulator is presented. In the simulator scenarios were simulated like business As Usual (BAU, No Penetration of electric vehicles) of 2010, 2020 and 2030, vehicle penetration scenarios and electrical charging profiles in 2020 and 2030 and conducted an analysis of the results. The study case was the Island of São Miguel (Azores). It was revealed that the uncontrolled charging mode would be less suitable to the electricity grid and the controlled charging was more suited to uniform the load diagram. The estimation of the penetration of electric vehicle demonstrates that the number of electric vehicles will not be enough to consume all the produced renewable energy. Thus it will be necessary to consider ways of storing energy such as reversible hydro or postpone the new investments in renewable electrical generation.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3223
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Electrotécn. - Dissertações de Mestrado

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