Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3206
Título: Gestão do deslastre de cargas: Évora como caso de estudo
Autor: Fagundes, André Ribeiro
Orientador: Quadrado, José Carlos Lourenço
Pereira, Rita Marcos Fontes Murta
Palavras-chave: Rede inteligente
Smart grid
Resposta da procura
Demand response
Geração distribuída
Distributed generation
Lógica difusa
Fuzzy logic
Gestão activa de cargas
Demand side management
Clustering
Data de Defesa: Mai-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: FAGUNDES, André Ribeiro - Gestão do deslastre de cargas: Évora como caso de estudo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: Desenvolve-se neste trabalho uma metodologia para criar um modelo de demand response, DR, que pretende auxiliar o utilizador e os operadores da rede de energia elétrica a tirar proveito das informações e da comunicação bidirecional de uma Smart Grid. A metodologia apresentada pretende ser a base para criar um modelo DR que se adapte às necessidades do consumidor e que faça a gestão das cargas, definidas pelo utilizador, de acordo com as informações provindas da rede de energia elétrica, como a potência disponível e o preço da eletricidade. Esta metodologia baseia-se na lógica fuzzy associada a técnicas de clustering para reconhecer padrões de consumo e implementá-los num controlador fuzzy. Neste trabalho é apresentado um modelo DR a partir da metodologia desenvolvida e aplica-se posteriormente esse modelo a uma residência e a uma rede de energia elétrica. São apresentados e analisados os resultados e por fim retiram-se as conclusões finais do trabalho.
Abstract: In this work a methodology was developed to create a demand response, DR, model which pretends to help both user and grid operators to exploit the information and the bidirectional communication of a Smart Grid. The methodology pretends to be the basic tool to create one DR model which adapts to consumption needs and loads management, defined by the user, according with information provided by the electric grid, such as, available power and electricity price. This methodology relies in fuzzy logic and takes advantage of clustering techniques to recognize consumption patterns and implement them in a fuzzy controller. In this work a DR model is created based on the developed methodology and subsequently this model is applied in a residence and in an electrical grid. The results and analysis are presented as well as the conclusions of the developed work.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica na Área de Especialização de Energia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3206
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Electrotécn. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.