Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3199
Título: Sistemas de automação e manutenção de edifícios: concepção dos sistemas de detecção e protecção contra incêndios de uma unidade industrial
Autor: Teixeira, Gonçalo Gomes
Orientador: Henriques, Nuno Paulo Ferreira
Palavras-chave: Incêndio
Fire
Fogo
Detecção
Detection
Extinção
Extinction
Desenfumagem
Smoke extraction
Dimensionamento
Dimensioning
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: TEIXEIRA, Gonçalo Gomes - Sistemas de automação e manutenção de edifícios: concepção dos sistemas de detecção e protecção contra incêndios de uma unidade industrial. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente trabalho consiste na análise do funcionamento dos sistemas automáticos de detecção e extinção de incêndios de uma unidade industrial e dos sistemas de ventilação mais apropriados à protecção contra incêndios. São abordados os conceitos de fogo e de incêndio, nomeadamente a fenomenologia do fogo e os seus constituintes, passando pela caracterização da combustão e culminando nas fases de um incêndio. A temática da protecção contra incêndios, os meios de segurança activa e os métodos de extinção de incêndios são igualmente abordados, assim como a regulamentação em vigor que define os parâmetros em que um sistema de protecção contra incêndios é dimensionado. Os equipamentos de detecção e extinção de incêndios, em geral, bem como os detectores ópticos de fumo e por aspiração, os sistemas automáticos de extinção por água, a redes de incêndios armada (RIA) e os sistemas de abastecimento e bombagem de água para incêndios, em particular, foram analisados os seus dimensionamentos face à legislação vigente. A aplicação dos conceitos estudados a um caso de estudo é efectuada para o caso de uma unidade industrial, permitindo efectuar o dimensionamento de todos os sistemas que, de acordo com a legislação, seriam necessárias à respectiva protecção contra incêndio.
Abstract: The present work consists in the analysis of the functioning of automatic fire detection and extinguishing fires of an industrial unit and ventilation systems most suitable to fire protection. Are approached concepts of heat and fire, in particular the phenomenology of fire and its constituents, the characterization of combustion and culminating in the stages of a fire. The issue of the fire protection, the active safety measures and methods of extinguishing fires are also discussed, as well as current regulations that define the parameters in which a fire protection system is dimensioned. Detection equipment and fire extinguishing, in general, as well as optical and vacuum smoke detectors, automatic fire extinguishing water systems, fire networks (RIA) and supply and water pumping systems for fire, in particular, were addressed and analyzed their sizing under the current legislation. The application of the studied concepts in a case study is carried out for a case of na industrial unit, allowing the design of all systems that according to the legislation would be necessary for its protection against fire.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3199
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.