Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3184
Título: Vloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internet
Autor: Araújo, Alexandre Vitor Costa
Orientador: Rodrigues, José Manuel Cavaleiro
Silva, Patrícia Dias da
Palavras-chave: Meios de comunicação
Internet
Web 2.0
Vlogosfera
Videolog
YouTube
Data de Defesa: Nov-2013
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Araújo, Alexandre Vítor Costa - Vloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internet. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: Com o advento dos avanços tecnológicos dos media, os brasileiros e portugueses têm vindo a gozar de uma popularidade crescente na internet. Dentro deste contexto de desenvolvimento, surge o fenómeno dos vlogues, medium fruto da convergência mediática e a chegada da Web2.0. Principalmente hospedados no YouTube, este género audiovisual exige relativamente poucos recursos, como uma câmera de vídeo ou uma webcam, conexão à internet e uma conta num website de hospedagem de vídeo. Percebendo a importância dos vlogues no cenário mediático contemporâneo, enquanto veículos de comunicação emergentes, já muito foi estudado sobre esta forma de comunicação, mas não há grandes estudos sobre quem faz os vlogues, principalmente entre brasileiros e portugueses. Este trabalho consistiu em aferir quais são os temas mais abordados na vlogosfera brasileira e portuguesa com o intuito de perceber como é utilizada esta ferramenta, se há semelhanças e diferenças entre os vlogues de sucesso dos dois países.
With the advent of technological media, Brazilians and Portuguese have become increasingly popular on the internet. The phenomenon of vlogs originates amidst this development, as a product of media convergence and the arrival of web 2.0. Mainly hosted on YouTube, this audiovisual genre demands relatively few resources, such as a video camera or a webcam, internet connection and an account on a video hosting website. Realizing the importance of vlogs on the contemporary media environment as an emerging communication vehicle, much has been studied about this form of communication, but there are no large studies on those who make the vlogs (vloggers), especially among Brazilians and Portuguese. This work aimed to assess what are the topics most discussed in the Brazilian and Portuguese vlogosphere in order to gauge how they are using this tool, if there are similarities and differences between the successful vlogs of the two countries.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3184
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
vloguers portugueses e brasileiros_alexandre araujo6488.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.