Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3180
Título: Redes de rega de campos de golfe
Autor: Lourenço, André Filipe Seringa
Orientador: Nunes, Eduardo António Oliveira Vicente
Palavras-chave: Campos de golfe
Golf course irrigation
Evapotranspiração
Evapotranspiration
Necessidades hídricas
Crop water requirements
Aspersores
Sprinklers
Redes mistas
Looped networks
Simulação estática
Static simulation
Modelação de sistemas de distribuição de água
Water distribution modeling
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: LOURENÇO, André Filipe Seringa - Redes de rega de campos de golfe. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertações de mestrado.
Resumo: O projeto de redes de rega de grandes dimensões, como é o caso dos sistemas de irrigação de campos de golfe, requer o conhecimento de princípios não só de hidráulica mas também de agronomia. A presente dissertação tem como objetivos abordar os principais conceitos para a caracterização de um modelo estático de uma rede rega, desenvolver um programa em VISUAL BASIC.NET para a resolução das equações não-lineares de equilíbrio hidráulico e validar dos resultados obtidos através da aplicação a um caso prático. A metodologia seguida para o desenvolvimento do modelo consiste na caracterização da estrutura de consumos através do estudo das necessidades hídricas da cultura, definição da estrutura física da rede em função dos principais componentes do sistema e estabelecimento de regras de operação que garantam o correto funcionamento da instalação. Os resultados obtidos na aplicação prática permitem concluir que o programa desenvolvido cumpre com rigor os objetivos a que se propõe.
Abstract: The design of large irrigation networks such as golf courses irrigation systems requires not only knowledge about hydraulics principles but also knowledge of agronomy principles. The present research work intends to study the key concepts for the characterization of a static irrigation network model, develop a software in VISUAL BASIC.NET for solving nonlinear equations of hydraulic balance and validation of the results obtained through the application to a practical case. The methodology followed for developing the model is to characterize the structure of consumption through the study of crop water requirements, defining the physical structure of the network and establish the rules of operation. The results obtained with the practical application allows to demonstrate that the program meets its goals.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3180
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf9,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.