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Título: Este outro que eu sou agora: impacto da surdez adquirida no adulto jovem
Autor: Laborinho, Maria Inês Soares de Almeida
Orientador: Rosa, João
Palavras-chave: Inclusão
Problemas na comunicação
Impacto psicossocial da surdez
Surdez pós-linguística
Síndrome de Cogan
Inclusion
Communication problems
Psychosocial impact of deafness
Post-lingual deafness
Cogan’s syndrome
Data de Defesa: Dez-2010
Citação: Laborinho, MISA. Este outro que eu sou agora: impacto da surdez adquirida no adulto jovem [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
Resumo: Este estudo visa compreender o modo como os adultos lidam com a aquisição da surdez numa fase pós-linguística e o impacto desta nas suas vidas. Participaram neste estudo qualitativo 6 indivíduos, com surdez pós-linguística, no contexto de uma doença, a Síndrome de Cogan. Os dados foram recolhidos através de entrevistas individuais semiestruturadas. Pretendia saber-se se a aquisição da perda auditiva numa fase pós-linguística suscitou mudanças efectivas nos sujeitos e, em caso afirmativo, quais e como lidaram com elas. Procurou ainda saber-se qual o impacto dos modos de abordagem dos profissionais de saúde no processo de adaptação à surdez. Os resultados destacam a importância do apoio familiar e dos amigos na primeira fase de convivência com a surdez, as limitações comunicativas decorrentes da aquisição da surdez, a necessidade de obter mais informação e de um maior apoio por parte dos profissionais de saúde no processo de adaptação à doença, sobretudo a nível psicossocial, a importância fulcral do trabalho multi e interdisciplinar dos profissionais de saúde e, ainda, as repercussões intensas da surdez a nível social, académico e profissional.
ABSTRACT This study aims at the understanding of how adults cope with the acquisition of deafness at a post-lingual stage and its impact on their lives. Six individuals with post-lingual deafness in the context of a disease (Cogan’s Syndrome) have participated in this qualitative study. Data was collected by means of semi-structured individual interviews. This study wanted to know if the acquisition of hearing loss at a post-lingual stage had led to effective changes in the individuals and if so, which changes and how they had dealt with them. The impact of the approach methods of health professionals in the process of adaptation to deafness was also important in this study. The results point out the importance of the family and friends’ support at the first stage of living with deafness, the limitations of communication resulting from deafness acquisition, the need for further information and further support by the health professionals in the process of adaptation to the disease, especially at a psychosocial level, the crucial importance of multi and interdisciplinary work of the health professionals and also the severe repercussions of deafness at a social, academic and professional level
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3160
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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