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Título: A comparação da qualidade dos momentos de interação em jogo livre entre mãe/ filho - pai /filho e mãe/criança – técnica/criança entre os 13 e 15 meses de idade
Autor: Alves, Rute Maria Rodrigues
Orientador: Faria, Anabela Rodrigues Barcelos da Silva de
Fuertes, Marina
Palavras-chave: Vinculação
Jogo livre
Intervenção precoce
CARE-Index
Attachment
Free play
Early intervention
Data de Defesa: Jan-2013
Citação: Alves, RMR. A comparação da qualidade dos momentos de interação em jogo livre entre mãe/ filho - pai /filho e mãe/criança – técnica/criança entre os 13 e 15 meses de idade [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: O objetivo do presente estudo exploratório é o de comparar a qualidade dos momentos de interação em jogo livre, que se estabelecem entre mãe e filho; pai e filho; técnica e criança em momentos separados, mas nas mesmas condições sequenciais. Para o efeito, foram analisados e cotados 24 filmes em díades mãe-filho, pai-filho e técnica-criança de aproximadamente 5 minutos com a escala de interação Care-Index. A seleção da amostra tal como a posterior recolha de dados foram realizadas no Hospital Santo Espirito da Ilha Terceira. Os resultados indicam que as díades mãe-filho(a)/ pai-filho(a) são muito semelhantes, pois apresentam níveis adaptáveis com interações positivas, recíprocas e ajustadas à idade das crianças. Por sua vez, as díades mãe-criança e técnico-criança, apresentam níveis distintos e com menor qualidade interativa. As mães continuaram a apresentar díades com níveis adaptáveis e com interações positivas, recíprocas e ajustadas à idade das crianças, por sua vez as técnicas apresentaram interações de reciprocidade menos ajustadas às características das crianças. Estes dados permitem refletir sobre os Programas de Intervenção Precoce, em que se preconiza uma filosofia centrada numa abordagem teórica ecossistémica e transacional, com práticas baseadas num modelo de fortalecimento das competências da família, onde há a partilha de responsabilidade e trabalho em colaboração com a família/profissional e a participação da família em experiências que promovem a escolha e tomada de decisão. (Pimentel, 2004).
Abstrat The purpose of the present exploratory study is to compare the quality of interaction moments during free play, occurring between mother and infant; father and infant; professional and child. To this end, we analyzed and rated 24 video recordings in dyads mother-infant, parent-infant and professional-child in about 5 minutes using interaction scale CARE-Index. Sample selection as well as the subsequent data collection were conducted at the Hospital Santo Espírito Ilha Terceira. The results indicate that the mother-infant dyads and father-infant dyads are very similar, they show adaptive levels with positive interactions, reciprocal and adjusted to the infant age. In turn, the mother-infant dyads and professional-child dyads have different levels with less interactive quality. Mothers continued to show dyads with adaptive levels and positive interactions, reciprocal and adjusted to the age of the infants, in turn professionals showed reciprocal interactions less adjusted to the children characteristics. These data allow us to reflect on the Early Intervention Program, in which it recommends a philosophy centered on an ecosystem and transactional theoretical approach, with practices based on a strengthening of the competences of family, where there is a shared responsibility and collaborative working style with family / professional and family participation in experiences that promote choice and decision making.
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Área de especialização em Intervenção Precoce
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3149
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