Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3136
Título: Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
Outros títulos: Arguments towards a humanization of science
Autor: Maurício, Paulo
Valente, Bianor
Palavras-chave: Ensino de ciências
História
Filosofia
Ensino
Cultura
Science education
History
Philosophy
Teaching
Culture
Data: Nov-2013
Citação: Maurício, Paulo, & Valente, Bianor. (2013). Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 1013-1026. doi: 10.1590/S1516-73132013000400014.
Resumo: Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.
ABSTRACT By identifying the rupture in the development of science between the context of discovery and the context of justification, we believe can better understand the domination of transmissive teaching of science in schools and argue for overcoming it. The argument is to recover for the classroom the very strong cultural flame that science carries in its concepts, laws and theories as well as in its own developmental processes. We explore the tradition rooted in Portuguese culture.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3136
ISSN: 1980-850X
Versão do Editor: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências.pdf148,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.