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Título: A aprendizagem cooperativa como ferramenta para a inclusão
Autor: Gomes, Hugo António Rebelo
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Palavras-chave: Inclusão
Necessidades educativas especiais
Trabalho cooperativo
Movimento de escola moderna
Inclusion
Special educational needs
Cooperative work
Modern school movement
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Gomes,HAR. A aprendizagem cooperativa como ferramenta para a inclusão [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: Este estudo desenvolveu-se numa sala de aula de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como principal finalidade compreender e descrever quais as práticas de cooperação utilizadas pelo docente que se revelam facilitadoras da inclusão de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). Tendo em conta esta finalidade foram formuladas as seguintes questões: De que modo o Projeto Educativo de Escola (PEE) se configura facilitador do sucesso da Inclusão de Alunos com NEE? ; De que forma as práticas do Professor se configuram facilitadoras da inclusão de alunos com NEE?; Como perspetivam os alunos a inclusão dos colegas com NEE na sala de aula? O quadro teórico de referência desta investigação assenta essencialmente no tema da inclusão, nas estratégias de trabalho cooperativo e nas práticas de trabalho do Movimento da Escola Moderna. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, interpretativa e o design foi o estudo de caso. Como técnica de recolha de dados utilizámos a entrevista semiestruturada ao docente da turma e a oito alunos da mesma. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidas a análise de conteúdo, seguindo os passos recomendados para a mesma por Bardin (2008). Os resultados do estudo evidenciam a prática do trabalho cooperativo como uma mais-valia na inclusão dos alunos com NEE, sendo que o projeto de escola se constitui como elemento fundamental ao ser assumida uma educação democrática com respeito pelas características de cada um dos alunos, através da aplicação das práticas cooperativas capazes de promover a inclusão. Foi ainda possível perceber a importância que assume o papel do professor na promoção da inclusão ao organizar e gerir o ambiente democrático de sala de aula e ao desenvolver atividades curriculares de diferenciação pedagógica.
ABSTRACT This study was developed in a primary education classroom and its main purpose was to understand and to describe which cooperation practices used by teachers facilitate the inclusion of students with special educational needs (SEN). Bearing this in mind, the following questions were raised: to what extent is the school’s educational project a facilitator of a successful inclusion of SEN students; how teaching practices are configured regarding the inclusion of SEN students; how do students perceive the inclusion of students with SEN in the classroom. The theoretical framework of this research is based primarily on the issue of inclusion and in the methodology of cooperative work and working methods and practices of the Modern School Movement. In this study we used a qualitative and interpretative methodology and the design was a case study. With regard to the collection and processing of data, we carried out a semi-structured interview with the class teacher and eight students of the same classroom, as well as a documentary analysis. The data collected were subjected to content analysis in accordance with the procedures defined. The results of this study show that the practice of cooperative work is an added value as to the inclusion of SEN students. The school’s educational project constitutes a fundamental element when a democratic education is assumed, regarding the characteristics of each one by applying cooperative practices that promote inclusion. We also perceived the importance of the teacher with regard to the promotion of inclusion, through the organization and management of a democratic school atmosphere, and the development of curricular activities of pedagogical differentiation.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, Domínio Cognição e Multideficiência
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3134
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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