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Título: Ativação de conhecimentos para a escrita de textos expositivos
Autor: Vilela, Vanda
Orientador: Gonçalves, Carolina
Palavras-chave: Compreensão leitora
Ativação de conhecimentos
Planificação textual
Escrita
Texto expositivo
Text comprehension
Prior knowledge
Writing planning
Writing
Expository text
Data de Defesa: Nov-2013
Citação: Vilela, V.Ativação de conhecimentos para a escrita de textos expositivos [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
Resumo: O presente estudo centra-se no ensino explícito e sistemático de estratégias diversificadas, facilitadoras da compreensão leitora e da planificação textual, como forma de melhorar o desempenho dos alunos na produção de textos expositivos. Acredita-se que uma boa ativação dos conhecimentos prévios pode trazer melhorias no desenvolvimento da competência textual do texto expositivo e pode constituir uma mais-valia para o desenvolvimento de aprendizagens noutras áreas. Assim, o presente estudo procurou desenvolver com um grupo de alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades de escrita promotoras do desenvolvimento efetivo desta competência. Para isso, foram-lhes ensinadas, explicitamente, estratégias facilitadoras dessa tarefa, incidindo a sua grande maioria na promoção da compreensão leitora e na organização de informação. Nesse sentido, a intervenção foi feita a partir da implementação de seis sequências didáticas com o objetivo de contribuir para a melhoria da ativação dos conhecimentos prévios para a escrita de textos expositivos. Partiu-se de um questionário, que permitiu identificar os processos conscientemente ativados pelas crianças num momento inicial e, em simultâneo, foi aplicado um pré-teste, que consistiu na escrita de um texto expositivo e possibilitou verificar o desempenho dos alunos ao nível da ativação de conhecimentos e da produção de textos expositivos. Estes dois instrumentos voltaram a ser aplicados no fim do estudo, de forma a comparar respostas e desempenhos antes e depois da intervenção. Apesar de a análise qualitativa das duas recolhas do questionário não permitir concluir sobre a evolução dos processos ativados de forma consciente, ao analisar os pré e pós-testes, verificou-se que houve uma progressão do grupo sujeito ao plano de intervenção e ação, produzindo textos expositivos com maior coesão, coerência e credibilidade da informação, comparativamente ao grupo de controlo, comprovando, assim, os objetivos e as questões orientadoras do estudo.
ABSTRACT This study focuses on the explicit and systematic teaching of diverse strategies, of text comprehension and writing planning as a way to improve the students development in expository text production. It is known that a good prior knowledge can bring improvements in the development of textual competence of expository text and can be an asset to the development of learning in other areas. This study sought to give an opportunity to a group of students of the 3th and 4th years of the 1st Cycle of Basic Education to do writing activities that promote effective development of this skill. To this, had been explicitly taught strategies that make this task easy, focusing it´s majority in reader comprehension promotion and in the information organization. In this sense, this intervention was made from the implementation of six didactic sequences with the objective of contributing to the prior knowledge improvement of the expository text writing. Started from a questionnaire, which allowed to identify the processes knowingly fired by children at the beginning and, at the same time, a pre-test was applied. This consisted in writing an expository text and made it possible to check the performance of students at the prior knowledge activation level expository text production. These two instruments have to be applied at the end of this study, in order to compare responses and performances before and after the intervention. Although the qualitative analysis of two samples of the questionnaire do not allow a conclusion about the evolution of the processes triggered consciously, comparing the pre and post-test, that revealed that there was a clear progression of the group subject to this intervention and action plan, producing expository texts with better cohesion, coherence and credibility of the information, as compared to the control group, stating the objectives and guidelines questions of the study.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3132
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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