Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/311
Título: Avaliação da visão binocular e da secreção lacrimal nos técnicos de farmácia em contexto de produção de nutrição parentérica
Autor: Antunes, Joana
Ferreira, Maria Helena
Lopes, Marta
Lança, Carla Costa
Costa, Ana Margarida
Oliveira, Manuel
Mendanha, Luís
Palavras-chave: Ortóptica
Visão binocular
Fluído lacrimal
Técnico de farmácia
Meio hospitalar
Nutrição parentérica
Data: Out-2011
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Antunes J, Ferreira MH, Lopes M, Lança CC, Costa AM, Oliveira M, Mendanha L. Avaliação da visão binocular e da secreção lacrimal nos técnicos de farmácia em contexto de produção de nutrição parentérica. In VI Encontro Nacional das Ciências e das Tecnologias da Saúde, Lisboa, 20-22 de Outubro de 2011. Poster.
Resumo: A astenopia e a fadiga visual constituem-se como queixas frequentes e podem ser desencadeadas pelo uso contínuo dos olhos em actividades prolongadas a uma distância de perto (cerca de 33cm). Os técnicos de farmácia realizam, em contexto hospitalar, a preparação de bolsas de nutrição parentérica num ambiente controlado por uma câmara de fluxo de ar laminar horizontal que emite ar de forma unidireccional e constante na direcção do utilizador. Esta actividade exige um elevado desempenho visual, devido ao contínuo uso do sistema ocular de perto, conduzindo a fadiga visual, entre outras complicações. A exigência visual de uma tarefa provoca diminuição da frequência do pestanejo e aumento da exposição da superfície ocular. O constante fluxo de ar dirigido ao utilizador provoca aumento do ritmo de evaporação lacrimal, podendo assim surgir sintomas característicos de olho seco. Será que existem alterações da visão binocular e da secreção lacrimal, queixas astenópicas e de olho seco nos técnicos de farmácia que produzem nutrição parentérica?
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/311
Aparece nas colecções:ESTeSL - Posters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da visão binocular e da secreção lacrimal nos técnicos de farmácia.pdf254,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.