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Título: Processos criativos: a importância do olhar
Autor: Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
Palavras-chave: Educação
Perceção
Arte
Criatividade
Contexto
Education
Perception
Art
Creativity
Context
Créativité
Contexte
Data: Mar-2013
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Silva, A. (2013). Processos criativos: a importância do olhar. Da Investigação às Práticas, 3(1), 24-32.
Resumo: Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.
Abstract: In the past few years, scientific research has placed emotional states at the heart of general cognitive processes, with a special focus on creativity, which ceased to be understood as an inherent faculty in itself, and seen as a complex and dynamic process, depending on various factors, both internal and external to the self. In a similar manner, the way we teach art has considerably changed, especially since the 1980’s, when more attention started being paid to content and to the process of understanding, instead of the emphasis being placed on production. In essence, you could say there has been a change in paradigm. Instead of blindly immersing students in the details and methods of artistic production, in isolation from their social context, we now strive to awaken their aesthetic sense. Like Duchamp, we attempt a qualitative shift, from object to context.
Résumé: Des recherches menées au cours des dernières années sont venues mettre en évidence le rôle joué par les émotions au centre des processus cognitifs, en particulier, la créativité. Celle-ci est passée graduellement du statut de faculté, à celui d’un processus complexe, qui dépend à la fois de facteurs internes et externes à l’individu lui-même. Parallèlement, l’abordage pédagogique dans le domaine des arts a considérablement changé depuis les années 1980, rehaussant l’importance du contenu et du travail de compréhension, s’écartant de l’emphase portée sur la production. On peut évoquer une transition de paradigme. Au lieu d’introduire aveuglement les étudiants dans les détails et méthodes de production artistique, en isolant ceux-ci de leur contexte social, on s’efforce d’éveiller chez eux l’oeil esthétique. Comme Duchamp, on essaye un saut qualitatif, de l’objet au contenu/contexte.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3103
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_atual/Ana%20Nolasco.pdf
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