Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3061
Título: O trabalho de projeto em Matemática no 1.º Ciclo: Um caminho para a construção da cidadania
Autor: Conceição, Joana
Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Trabalho de projeto
Democracia
Cidadania
Sentido de número
Data: Out-2012
Editora: Associação de Professores de Matemática
Citação: Conceição, J., & Rodrigues, M. (2012). O trabalho de projeto em Matemática no 1.º Ciclo: Um caminho para a construção da cidadania. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre e C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 47-58). Lisboa: Associação de Professores de Matemática
Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo, em desenvolvimento, que visa compreender a natureza do trabalho de projeto, os pressupostos que lhe subjazem e analisar as capacidades matemáticas e as competências democráticas que são desenvolvidas ao trabalhar de uma forma integrada. No âmbito de uma abordagem qualitativa, o campo empírico do estudo incidiu num projeto desenvolvido por um grupo de quatro alunas do 3.º ano do Ensino Básico, que problematizou qual o tarifário mais económico, face às novas ofertas no mercado do fornecimento da energia elétrica. Os resultados apresentados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, do sentido de número, ao envolverem-se em problemas autênticos da sua vida real, e de uma competência crítica na compreensão do uso social da matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3061
ISBN: 978-972-8768-53-9
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O trabalho de projeto em Matemática no 1.º Ciclo.pdf737,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.