Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3060
Título: O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
Autor: Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Funções da demonstração
Esquema demonstrativo
Matemática escolar
Data: Mai-2013
Editora: Investigação em Educação Matemática
Citação: Rodrigues, R. (2013). O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos. Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio Matemático, 438-456. (ISSN: 2182-0023)
Resumo: Este artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatro alunos para alvo de registo vídeo e áudio, e a respetiva professora—, foi orientado pelas seguintes questões: 1) qual a natureza da demonstração no contexto escolar?, 2) qual o papel da demonstração na atividade matemática escolar?, e 3) como se relaciona a concretização da demonstração com a prática social desenvolvida na aula de Matemática? Os resultados discutidos no presente artigo reportam-se ao papel das funções da demonstração na evolução dos alunos para a utilização de esquemas demonstrativos dedutivos, quer nas situações pautadas pela existência de uma fase de conjeturação quer nas situações caracterizadas pela ausência de conjeturação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3060
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos.pdf282,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.