Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/298
Título: Composição corporal, capacidade funcional e tempo em lista activa em indivíduos submetidos a transplante hepático por polineuropatia amiloidótica familiar
Autor: Tomás, Mª Teresa
Santa-Clara, Helena
Monteiro, Estela
Freire, António
Pimenta, Nuno
Sardinha, Luís
Barroso, Eduardo
Palavras-chave: Fisioterapia
Reabilitação
Polineuropatia amiloidótica familiar
Transplante de órgãos
Fígado
Data: Mar-2009
Citação: Tomás MT, Santa-Clara H, Monteiro E, Freire A, Pimenta N, Sardinha L, Barroso E. Composição corporal, capacidade funcional e tempo em lista activa em indivíduos submetidos a transplante hepático por polineuropatia amiloidótica familiar. In 2º Congresso Português de Hepatologia, Torres Vedras, 12 a 14 de Março de 2009. Comunicação oral.
Resumo: PAF–Doença neurodegenerativa relacionada com a produção hepática de Transtirretina met30 e respectiva deposição sistémica principalmente no sistema nervoso periférico, que se traduz clinicamente por uma neuropatia sensitivo-motora de início periférico e com graves limitações funcionais em alguns casos. Actualmente, o único tratamento conhecido para a PAF é o transplante hepático com medicação agressiva para o metabolismo muscular e ósseo e para a produção de força. Não existe actualmente qualquer caracterização quantitativa da composição corporal ou capacidade funcional para esta população. Objectivos do estudo: comparar a composição corporal e capacidade funcional entre doentes PAF transplantados (PAFT) e um grupo de indivíduos aparentemente saudáveis (GC); analisar possíveis relações entre composição corporal e capacidade funcional e tempo de espera para a cirurgia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/298
Aparece nas colecções:ESTeSL - Comunicações



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.