Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2947
Título: Projecto de execução de uma obra de arte
Autor: Mendes, André Filipe Rodrigues
Orientador: Vaz, Carlos Trancoso
Palavras-chave: Memória descritiva
Cálculos Justificativos
Data de Defesa: Jan-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: MENDES, André Filipe Rodrigues - Projecto de execução de uma obra de arte. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Com o intuito de concluir o Mestrado em Engenharia Civil, são apresentadas três hipóteses de Trabalho Final de Mestrado: Estágio, Dissertação ou Projecto. Tendo em conta o Ramo de especialização ser o Ramo de Estruturas, pareceu natural a escolha recair sobre a opção de Projecto, procedendo-se então à elaboração do trabalho apresentado neste documento. Este trabalho propõe-se a elaborar o projecto de execução do Viaduto 1 inserido na via alternativa à Estrada Nacional 10 (Corroios-Rouxinol), sendo que o referido viaduto transpõe superiormente a Estrada Nacional. A solução adoptada para execução da obra compreende uma estrutura em betão armado pré-esforçado longitudinalmente, desenvolvendo-se em perfil longitudinal ao longo de 138m, apresentando vãos extremos de 24m e vãos correntes de 30m, em perfil transversal a obra apresenta o tabuleiro com uma plataforma de 20,42m que compreende duas estruturas de 10,2m e uma junta longitudinal de 0,02m. O tabuleiro será suportado por um total de 16 pilares em betão armado com secção transversal circular dispostos em 4 grupos de 4, 2 encontros perdidos em betão armado compreendendo 4 pilares de secção rectangular por encontro. De modo a elaborar o trabalho proposto, será necessário recorrer a diversos conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares frequentadas ao longo do curso, bem como a software específico necessário ao cálculo expedito da estrutura, indispensável na prática profissional de engenharia.
Abstract: The following paper refers to the Final Work of the Masters Degree in Civil engineering. Taking into account that the desired area of expertise is within the Structural branch, it seemed natural that the option for a Final Work would always be to develop a Final Design of Foundations and Structure for a Highway Bridge. This work aims to Design a structural solution for Viaduto 1, which is part of na alternate road to Estrada Nacional 10 (Corroios-Rouxinol). The adopted structural solution for the Viaduct consists of a structure of prestressed concrete with a total length of 138m, comprising outer spans of 24m and inner spans of 30m. The cross-section consists of a 20.42m platform, divided in two structures with 10.2m and a dilatation joint with 0,02m. The platform will be supported by a total of 16 columns with circular crosssection, divided into 4 groups of 4 columns. 2 bridge abutments in reinforced concrete comprising 4 rectangular cross-sectioned columns per abutment. To be able to elaborate the project it will be necessary to resort to the knowledge acquired during the courses as well as specific software necessary to calculate the structure, tools that are crucial to the practice of engineering.
Descrição: Trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia na Área de Especialização em Estruturas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2947
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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