Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2944
Título: As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
Autor: Simón, Francisco Romero
Orientador: Leite, Teresa
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Inclusão
Actividade física
Data de Defesa: Out-2010
Citação: Simón, F. R.As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa. Universidade de Cabo Verde; 2011.
Resumo: O presente estudo centra-se essencialmente em três vertentes, nas quais nos apoiamos para formular os objectivos do estudo, (i) a identificação e controlo dos alunos com NEE’s que frequentam o ensino secundário na cidade da Praia, (ii) a experiência dos professores de Educação Física sobre o trabalho com estes alunos, e por último, (iii) as expectativas dos professores de Educação Física que leccionam no ensino secundário, face aos novos planos curriculares e consequentemente a Formação de Professores para responder as Adaptações dos Programas. Para levar adiante o estudo, foram realizadas duas (2) entrevistas, a responsáveis do Ministério da Educação e Ensino Superior que trabalham na área do Currículo e na área da Educação Física, que foram o ponto de partida para a realização do levantamento da situação populacional dos alunos com Necessidades Educativas Especiais matriculados no ensino secundário no concelho da Praia, assim como para a elaboração dos questionários aplicados aos professores de Educação Física das escolas secundárias da capital. Foram abordados através de questionários, 32 professores da disciplina de Educação Física, obtendo como resultado, de acordo com a opinião dos mesmos, a identificação de algumas contrariedades e ao mesmo tempo urgências, como é o caso da formação de professores, não só pelo facto dos currículos estarem a passar por mudanças, como também perante a necessidade de adquirir competências em termos pedagógicos para lidar com a diversidade do ensino, com a entrada de alunos com NEE’s que actualmente se matriculam no ensino regular. A partir do presente estudo, foi possível obter alguns dados sobre o que pensam os professores quanto à Formação dos docentes perante os desafios ainda não superados, para lidar com a diversidade e com as eventuais mudanças e adaptações nos programas, concluindo que há necessidade urgente de preparar pedagogicamente não só os novos formandos durante a sua formação inicial, como também os professores em exercício e que lidam no dia a dia com novas situações, solicitando cada vez mais criação, inovação, reinvenção e auto preparação para desenvolverem as suas práticas pedagógicas.
Abstract This study focuses on three main aspects, which we rely on to formulate the objectives of the study, (i) identification and monitoring of pupils with SEN's who attends high school in Praia, (ii) experience of teachers on working with these students, (iii) and finally the expectations of physical education teachers who teach in secondary education, meet the new curriculum and therefore the Teacher Training to meet the adjustments to the programs. To advance the study, there were two (2) interviews, officials from the Ministry of Education and Higher Education working in the curriculum area and the area of Physical Education, which were the starting point for the creation of stock-taking stock of students with special educational needs enrolled in school in the county of Praia, and to prepare the questionnaires for physical education teachers of secondary schools in the capital. Were addressed through questionnaires, 32 teachers of Physical Education, which results in line with the view thereof, the identification of some setbacks while emergency such as teacher training, not only because of the curriculum are going through changes, but also with the need to acquire in terms of education to deal with the diversity of teaching, with the entry of students with SEN who's currently enrolled in regular schools. From this study it was possible to obtain some data on what they think especially teachers on the training of teachers to meet the challenges not yet overcome, to deal with diversity and with any changes and adjustments in the programs, concluding that there is a need urgent need to prepare pedagogically not only the new teachers during their initial training, but also the teachers who work and dealing on a daily basis with new situations, prompting increasingly creation, innovation, reinvention and self reparation for developing their teaching.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade de Cabo Verde e à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação - Especialidade: Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2944
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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